Sociedade

Enfermeiros algarvios ouvidos hoje na Assembleia da República

 
A Direção Regional de Faro do SEP - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses informa que, os peticionários da petição "Apoiar os Enfermeiros do Algarve" serão ouvidos hoje às 14h00 na Assembleia da República.

Segundo avança em comunicado a mesma fonte, «em causa estão 500 enfermeiros algarvios prejudicados no desenvolvimento na carreira e consequentemente na progressão salarial porque a ex e actual Administração do Centro Hospitalar do Algarve e atual Conselho Diretivo da ARS Algarve continuam sem concretizar os compromissos assumidos».
 
A petição subscrita por 4715 cidadãos exige que as administrações cumpram os acordos alcançados com o SEP, em representação dos enfermeiros, frisa a mesma entidade.
 
O SEP lembra que, em reunião com os deputados eleitos pelo Algarve, dos vários partidos, «todos foram unânimes em afirmar que havendo compromisso, deve ser cumprido». Tanto o BE como o PSD em 2020 questionaram o Governo sobre se tem conhecimento dos acordos e se daria instruções para que fossem cumpridos. «Até hoje não obtiveram qualquer resposta», adverte o sindicato.
 
A expetativa dos enfermeiros é que no seguimento da audição seja aprovada uma recomendação ao Governo, no sentido de que faça cumprir os acordos estabelecidos entre o SEP e a ARS Algarve e o CHUA, «no fundo, a base da negociação coletiva», conclui.