No decurso da visita do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado ontem ao Algarve, os enfermeiros da Urgência de Portimão aproveitaram o momento para entregar cópia do manifesto "Por condições de trabalho dignas e cuidados de saúde de qualidade e segurança" dirigido ao Ministro da Saúde e com conhecimento a várias entidades.
Segundo adianta nota do SEP, o manifesto, para além de descrever a situação vivida diariamente na urgência do hospital de Portimão, aponta também propostas de solução para melhor segurança dos utentes e profissionais.
Foi subscrito no espaço de 3 dias por 47 enfermeiros de uma equipa que é constituída por 60 e esperam ser ouvidos pelo Ministério da Saúde para que, de uma vez por todas, sejam adotadas as necessárias medidas afim de se ultrapassar esta realidade.
No discurso de inauguração da USF Atlântico Sul no Centro de Saúde de Portimão, Manuel Delgado avançou que a solução para a resolução dos problemas dos serviços de Urgência passam também pelo reforço dos Cuidados dos Saúde Primários e por uma maior disponibilidade dos profissionais junto dos utentes no sentido de se prevenir idas à Urgência.
O SEP solicitou, no momento, uma breve reunião ao Secretário de Estado da Saúde, e chamou a atenção que para a concretização do seu discurso são necessários mais meios, nomeadamente cerca de 150 enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários e 450 nos Hospitais Algarvios e ainda viaturas, tendo em conta que as existentes são insuficientes, com avarias frequentes e algumas bastante degradadas.
O SEP relembrou ainda outras reivindicações dos enfermeiros, como sendo a aplicação na prática das 35h a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo laboral e a reposição do valor integral das horas de qualidade e extraordinárias.
Algarve Primeiro