Segundo nota da autarquia, esta decisão resulta "da resposta à avaliação contínua das necessidades do concelho, incluindo as preocupações manifestadas pela população, sobretudo na zona de Monte Gordo". Neste âmbito o Município realizou no início de dezembro, uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil.
O encontro serviu para definir as bases operacionais e "garantir uma resposta robusta e coordenada face aos desafios locais, estabelecendo um plano de ação imediato".
Entre as decisões tomadas, o Município destaca a criação de uma Subcomissão Municipal de Proteção Civil, liderada pela Câmara de VRSA, composta pelas forças de segurança. "A nova estrutura assegura um acompanhamento contínuo e reunirá periodicamente, permitindo uma capacidade de resposta rápida e coordenada face a qualquer eventualidade", lê-se na nota.
O presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, reuniu-se recentemente com o Comandante do Comando Territorial de Faro da GNR e com o novo Comandante do Posto Territorial de Vila Real de Santo António, num encontro que visou reforçar a articulação e o acompanhamento das questões de segurança no município.
Em Monte Gordo, freguesia que acolhe diversos eventos e fluxos turísticos significativos, serão reforçados os meios e as patrulhas garantindo uma maior sensação de segurança nos espaços públicos. Está em fase de conclusão a empreitada de iluminação do passadiço de Monte Gordo, num investimento de 50 mil euros.
As medidas são complementadas pela presença da PSP na área urbana da cidade, e da GNR na freguesia de Vila Nova de Cacela.