Abrem hoje as candidaturas para a quarta edição do Summer CEmp - #SummerCEmp -, a escola de verão organizada pela representação da Comissão Europeia em Portugal, que terá lugar de 27 a 30 de agosto na vila de Alcoutim.
A edição deste ano conta com a colaboração do Município de Alcoutim e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e decorrerá num formato adaptado à situação epidemiológica.
O Summer CEmp é um seminário intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem como exercícios em equipa e conversas diretas e improváveis entre atuais e futuros líderes de opinião. Durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior terá a oportunidade de debater com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local), sobre o futuro do projeto europeu e aprender mais sobre a União Europeia e sobre o papel da Comissão Europeia em temas diversos.
Dado o atual contexto de pandemia, o evento cumprirá as regras em vigor no momento e no local, que está a ser definido com as autoridades de saúde e de proteção civil. O programa poderá, em virtude das circunstâncias, sofrer alterações, incluir momentos híbridos ou até ser cancelado.
Para a organização, esta edição do Summer CEmp, contribuirá para os resultados da conferência sobre o futuro da Europa, parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da UE e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.
Segundo a representação da Comissão Europeia em Portugal, esta iniciativa nasceu da necessidade de envolver os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar a geração jovem em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu e o papel da Comissão Europeia. O Summer CEmp decorre em pequenas e históricas localidades do interior, tendo já sido realizado em Monsanto (2017), Marvão (2018) e Monsaraz (2019).
Para participar, os interessados deverão preencher o formulário de candidatura que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento. As candidaturas estão abertas até às 23h59 (hora de Lisboa) de 18 de julho de 2021 e deverão cumprir o regulamento para serem consideradas válidas. A Comissão Europeia em Portugal reserva-se o direito de fechar antecipadamente o período de candidaturas assim que recebidos 90 formulários. De todas candidaturas válidas, serão selecionadas 30 para participar tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo.
O evento é dirigido a 30 estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior baseado na União Europeia no ano letivo 2020/2021, com idade até 30 anos completados até 31 de dezembro de 2021. A formação na área das relações internacionais, ciência política, assuntos europeus, comunicação e jornalismo terá prioridade, mas podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior. A participação é gratuita.
Regulamento:
Formulário:
Página dedicada: