O Al-Férias é um projeto terapêutico que, este ano vai apoiar 18 crianças com deficiência, e irá decorrer no espaço “Amigos dos Pequeninos em Silves”, entre as 8h30 e as 17h30.
O AL-Férias proporciona colónias de férias a partir da Associação de Actividade Motora Adaptada que ganhou nova morada em Silves, uma vez que, a Junta de Freguesia, “abraçou o projeto dando as ajudas para apoiar as famílias da região”.
Segundo explicam os coordenadores, a colónia funcionará com um fim terapêutico, onde cada criança com deficiência terá o acompanhamento direto de um monitor formado e com experiência na área da reabilitação. Todos os momentos vivenciados ao longo da colónia são de aprendizagem: pegar no lápis, ir à casa de banho ou até dizer um simples “Olá” são competências a estimular.
O projeto aposta na influência que o adulto tem no apoio direto à criança. Todas as atividades são para cumprir, e para tal as adaptações têm de existir, estando prevista uma saída ao Zoomarine e uma saída à praia de Armação de Pêra.
Na 1ª edição foram apoiadas 6 crianças, este ano a 4ª edição aumenta a resposta para 18 crianças, contando com 18 monitores e 3 elementos de coordenação.
Os monitores são 18 estudantes voluntários de diferentes faculdades do país, de cursos superiores como Reabilitação Psicomotora, Terapia da Fala, Psicologia e Medicina.
No AL-Férias é-lhes proporcionada a oportunidade de aprender e dar carinho, ensinar a respeitar e sensibilizar para cuidar, conforme destaca a equipa coordenadora formada por Fábio Faustino, Carine Fernandes e Paula Mel.
As crianças participantes na colónia apresentam diagnósticos de Paralisia Cerebral, Perturbação do Espectro do Autismo, Atraso de Desenvolvimento, Síndromes Raras, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Trissomia 21.