Sociedade

Envelhecimento ativo é objetivo de programa municipal de Vila Real de Stº António

Foto - CM VRSA
Foto - CM VRSA  
A Câmara de Vila Real de Santo António vai promover o envelhecimento ativo da população idosa do concelho através da implementação de um programa, denominado “Cuidar de quem cuidou”, anunciou hoje a autarquia.

PUB
O programa visa proporcionar a identificação, o acompanhamento e o apoio da população idosa de Vila Real Santo António “em todo o seu processo de envelhecimento”, definiu o município algarvio num comunicado.
 
A iniciativa destina-se à população com idade igual ou superior a 75 anos, a residir no concelho, ou as pessoas com 65 anos ou mais, desde que cumpram determinados critérios de vulnerabilidade (doenças crónicas, diminuição funcional ou situação de isolamento), esclareceu a Câmara do distrito de Faro.
 
Inserido na Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável (2017-2025), o programa pretende “aumentar a qualidade de vida, atenuar os efeitos do isolamento social entre os idosos, promover a avaliação geriátrica e a saúde mental”, mediante a realização de visitas domiciliárias por uma equipa multidisciplinar, concluiu.
 
Lusa