Sociedade

Época balnear arranca amanhã no Algarve com regras e dicas

As praias do Algarve reabrem ao público já este dia 6 de junho, de acordo com os requisitos definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

PUB
 
Em comunicado a Região de Turismo do Algarve, destaca a "qualidade e segurança das praias algarvias" atestadas pelas 87 Bandeiras Azuis atribuídas este ano pela Associação Bandeira Azul da Europa, com a Praia do Ancão, em Loulé, a ser a primeira a nível nacional a hastear este símbolo, no dia 15 de junho.
 
João Fernandes, Presidente da RTA sublinha «a região está preparada para receber, como sempre, os turistas e visitantes nas suas praias e será um dever de todos nós, desde os agentes turísticos aos cidadãos, assumir como positivas as regras de acesso em vigor e as medidas de proteção individual e distâncias de segurança».  
 
O responsável destaca que «galardões como a Bandeira Azul são prova do sucesso da aposta do destino num turismo de Sol e Mar cada vez mais seguro, ambientalmente sustentável e acessível a todos. Estas distinções ganham ainda maior relevância nesta fase de desconfinamento em que os portugueses podem já voltar a usufruir das praias como um lugar de lazer e, acima de tudo de bem-estar para o corpo e mente».
 
A mesma entidade lembra que as praias do Algarve estão em destaque nos World Travel Awards, os Óscares do turismo mundial, com a nomeação para «Melhor Destino de Praia da Europa 2020». As votações para estes prémios decorrem a partir de 15 de junho e estão abertas tanto aos viajantes e público em geral como a profissionais das viagens e turismo. O Algarve já venceu esta categoria em 2012, 2013, 2015, 2016, 2017 e 2019.
 
As regras e dicas de acesso à praia nesta época balnear estão disponíveis no site da APA, no manual de linhas orientadoras e na app InfoPraia.