Desporto

Equipa do Clube de Vela de Lagos representa Portugal nos Campeonatos da Europa e Europeus de Juniores

 
 
A equipa de vela, na classe 420, composta por Manuel Fortunato ao leme e Frederico Baptista à proa, a representar o Clube de Vela de Lagos, encontram-se a participar no campeonato Europeu de Juniores da classe 420, em Riva del Garda, Itália.

 
A equipa começou a competir nesta classe na época 2016-2017. Até aos 15 anos ambos os elementos navegaram na Classe Optimist (individual).
 
A nível nacional esta época foram alcançados os seguintes resultados: 3º lugar na 1ª prova de apuramento nacional em Vilamoura, 7º lugar no Campeonato de Portugal Absoluto em Viana do Castelo, 5º lugar na 2ª prova de apuramento nacional em Leixões, 1º lugar no ranking nacional sub-17, 3º lugar no ranking nacional júnior e 6º lugar no ranking nacional masculino.
 
Resultados que garantiram o apuramento para a selecção nacional nos campeonatos internacionais da classe 420, e que recebem atletas de todo o mundo, entre os melhores classificados nos respetivos rankings nacionais, nomeadamente o Campeonato Europeu Absoluto, em Atenas na Grécia que decorreu entre 20 e 30 de julho, Campeonato Europeu de Juniores, em Riva del Garda, Itália que termina hoje, Campeonato Eurosaf, em Los Alcazares, Murcia, Espanha, de 26 de agosto a 2 de setembro e o Campeonato Mundial Absoluto, em Fremantle, Austrália, de 26 de dezembro a 3 de janeiro de 2018.
 
Em Atenas a dupla algarvia participou no Campeonato Europeu de 420, no escalão sub-17. Obteve o 19º lugar na classificação geral, obtendo algumas regatas em lugares de destaque (4º e 5º lugares), obtendo ainda a melhor classificação portuguesa na competição.
 
Neste momento, estão em Riva del Garda, tália e hoje serão revelados os novos campeões europeus de 420, nos dois escalões.
 
Refira-se que os actuais campeões do mundo da classe 420 são Diogo e Pedro Costa, do Clube de Vela Atlântico, no Porto.
 
Portugal receberá o Campeonato Europeu de Juniores da classe 420, em 2018, e Vilamoura será palco do Campeonato Mundial de 420 em 2019.