Ambiente

Escola algarvia arrecada prémio em concurso nacional para a transição energética

 
O Centro de Formação e Educação de Pina Manique de Lisboa, é o grande vencedor da edição 2023 do Prémio Energy Up, o maior concurso nacional de ideias para a transição energética nas escolas portuguesas promovido pela Fundação Galp.

A escola profissional de Lisboa distinguiu-se entre 65 candidaturas de todo o país com o projeto "Pina Manique Circular", uma série de iniciativas que permitiram uma redução de 35% no consumo de energia em contexto escolar.
 
Alunos e professores de Pina Manique receberam como prémio uma instalação de painéis fotovoltaicos Galp Solar no valor de 20 mil euros. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Pavilhão do Conhecimento perante dezenas de crianças e jovens de todos os ciclos de ensino, representando as escolas finalistas do Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro.
 
Para além do grande prémio, o concurso não esqueceu as melhores ideias em cada ciclo com a oferta de um cheque-ensino de mil euros aos vencedores e um prémio de participação de 500 euros para os finalistas.
 
A Escola Básica da Conceição, Faro, venceu no primeiro ciclo com o projeto “À descoberta da Energia”, com o qual a equipa algarvia pretendeu sensibilizar os alunos para os usos da energia renovável.
 
O Prémio Energy Up é uma das bandeiras do projeto educativo Future Up, através do qual a Fundação Galp mobiliza professores e alunos para uma transição energética justa, solidária e inclusiva.
 
O Future Up é uma medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
 
Vencedores da edição de 2023:
 
Grande Prémio: Centro de Educação e Formação de Pina Manique, Lisboa.
 
1º Ciclo Ensino Básico:
1º lugar - Escola E.B. da Conceição, Faro
• Finalista – Escola EB1 Sargento Mor, Coimbra
• Finalista – Escola Básica do Olival Queimado, Alcácer do Sal
 
2º e 3º Ciclo Ensino Básico:
• 1º lugar - Escola Básica Aver-o-Mar, Póvoa do Varzim
• Finalista – Centro Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição, Lisboa
• Finalista – Instituto Duarte de Lemos, Águeda
 
Ensino Secundário e Profissional
• 1º lugar - Escola Técnica Empresarial do Oeste, Caldas da Rainha
• Finalista – Colégio Rainha D. Leonor, Caldas da Rainha
• Finalista – Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo.