Ambiente

Escola algarvia concorre a prémio nacional de 20 mil euros com projeto de transição energética

 
A Escola E.B. da Conceição, concelho de Faro, está entre as dez finalistas do prémio nacional Energy Up, o maior concurso de ideias para a transição energética nas escolas organizado pela Fundação Galp.

Com o projeto "À descoberta da Energia", a escola algarvia pretende sensibilizar os alunos para os usos da energia renovável através da experimentação.
 
Os alunos e escolas vencedoras serão conhecidos no próximo dia 30 de maio, pelas 14h00, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
 
Entre as dez finalistas apuradas, encontram-se escolas de todos os ciclos de ensino oriundas dos distritos do Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro.
 
A escola vencedora receberá financiamento de 20 mil euros, para a instalação de painéis fotovoltaicos da Galp Solar, que permitem uma poupança de até 1000 euros na fatura energética mensal. Já os melhores projetos de cada nível de escolaridade (1º CEB, 2º/3º CEB, Ensino Secundário/Profissional) vão receber 1000 euros em cheque educação.
 
A edição 2023 contou com um total de 65 candidaturas, de norte a sul, do continente e das ilhas, que foram avaliadas por um painel de jurados composto, entre outros, por representantes dos parceiros institucionais do prémio: ADENE, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral de Educação e Direção Geral de Energia e Geologia.
 
O prémio Energy Up é uma das bandeiras do Projeto Educativo Future Up, através do qual a Fundação Galp mobiliza professores e alunos para uma transição energética justa, solidária e inclusiva.
 
Em 2022, a Escola Básica 2/3 Francisco Manuel de Melo, na Amadora, foi a vencedora do Prémio Energy Up conquistando o júri com um plano de negócios para uma empresa sustentável em 2050. Um ano antes, em 2021, foi o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré a ficar em primeiro lugar com um projeto de mobilidade sustentável para a comunidade. 
 
Desde 2010, os projetos educativos da Fundação Galp chegaram a 2,2 milhões de alunos e professores em mais de 20 mil escolas portuguesas, num total de 5200 aulas sobre transição e eficiência energética dadas por 600 voluntários Galp.
 
O Future Up é uma medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.