Sociedade

Escola de Faro conquista 1º lugar em concurso nacional e recebe prémio de 15.000 euros

 
Em comunicado, o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa de Faro faz saber que, «está a ter uma semana cheia de emoções», resultado do esforço da união entre professores e alunos «que durante o ano letivo trabalharam em prol de projetos inovadores, que despertam a consciência social e ecológica dos alunos e comunidade».

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa começou a semana com a notícia que tinha ganho um prémio no valor de 15 mil euros com o projeto Aquasave, vencedor do concurso de "Eficiência Hídrica na Escola", cujo prémio monetário irá servir para investir em boas práticas na escola, nomeadamente para uma utilização racional da água, sistema de rega controlada por computador, jardim vertical com rega gravítica e substituição de torneiras por doseadores de precisão.
 
Entretanto, no âmbito do projeto Eco Escolas, os alunos do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria do 2º ano, participaram no desafio "Alimentação Saudável e Sustentável".
 
Os estudantes aceitaram o desafio Eco Ementas – Eco Cozinheiros que tinha como principal objetivo desenvolver um menu completo, tendo por base os princípios da sustentabilidade, dieta mediterrânica, produtos da região e época do ano de cultivo. O menu elaborado pelos alunos foi: Sopa fria de ervilhas e salicórnia, Caldeirada de Chicharros com carapaus aromatizada com hortelã do campo, bolo do tacho e para beber uma limonada de hortelã.
 
No mesmo comunicado, a Escola Pinheiro e Rosa adianta, que foram agraciados os alunos e professores chefes, André Pereira Rodrigues e Luís de Almeida e Jesus em articulação com a coordenadora do Eco Escolas - Isabel Nascimento, com o 1º lugar do 3º escalão do concurso.