De acordo com o Município de Lagoa, a iniciativa surge pela necessidade de capacitar pais/cuidadores para matérias relacionadas com o tema, inicialmente identificada pela CPCJ de Lagoa, que laçou o desafio à equipa de Saúde Escolar, do Centro de Saúde de Lagoa e posteriormente aos Agrupamentos de Escola e à Nobel, que reconheceram a importância das mesmas, unindo-se à iniciativa.
A ideia passa por existirem três fóruns, cada um com um tema específico, a decorrer um em cada agrupamento e Nobel, permitindo-se aos pais/cuidadores poderem frequentar todas as sessões.
O fórum para pais nas escolas sobre "Parentalidade positiva e saúde mental" tem como principal objetivo promover a literacia sobre saúde mental junto das famílias, "fortalecendo a articulação entre escola, família e comunidade na identificação precoce, prevenção e encaminhamento de situações relacionadas com o bem-estar emocional de crianças e adolescentes", lê-se na nota enviada ao Algarve Primeiro.
No evento, serão abordados temas, como autocuidado, sinais de alerta e os riscos e desafios da internet, apresentando estratégias práticas para o dia a dia, bem como metodologias de diálogo entre pais e filhos.
O fórum contará com a participação de especialistas em diversas áreas no sentido de oferecer esclarecimentos sobre as temáticas e momentos para perguntas, "promovendo a troca de experiências e a criação de uma rede de suporte à saúde mental na comunidade escolar, complementando o trabalho iniciado pela escola", reforça a nota da Câmara de Lagoa.
Para participar neste primeiro fórum terá de inscrever-se, gratuitamente, aqui.