Esta distinção reconhece o empenho daquele estabelecimento na promoção de espaços exteriores mais sustentáveis, inclusivos e educativos, "valorizando o ambiente escolar como espaço de aprendizagem e bem-estar", destaca nota da autarquia de Tavira.
O “Recreios com Vida” tem como finalidade repensar os espaços de recreação escolares, tornando-os mais verdes, acessíveis e atrativos para a comunidade educativa. A participação da Escola D. Paio Peres Correia traduziu-se numa abordagem "colaborativa e criativa", com o envolvimento de alunos, docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação e outros parceiros locais, descreve a nota enviada ao Algarve Primeiro.
Este reconhecimento reflete a importância de alinhar as práticas escolares com as atuais Políticas Educativas e de Saúde que recomendam recreios livres de equipamentos eletrónicos, substituídos por alternativas sustentáveis e saudáveis.
O projeto foi fruto de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas, a Equipa Eco-Escolas (coordenada pela professora Augusta Carvalho), a Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEJAC, o Município de Tavira e a Rotinas Selvagens – Associação.
Na mesma publicação, a autarquia realça que, «apoiou, ativamente, a implementação deste projeto, através da disponibilização de recursos, apoio técnico e incentivo à participação da escola no programa Eco-Escolas», destaca.