Sociedade

Escola do Algarve é vencedora do projeto “Heróis da Fruta”

Já são conhecidos os vencedores do projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável 2013-2014».

 
Sem qualquer ordem entre si, as 5 escolas vencedoras desta 3ª edição da iniciativa promovida pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil são: EB1 Samouco de Alcochete, EB Horta do Carmo de Tavira, Colégio do Castanheiro de Ponta Delgada, C.A.S.A. (Centro de Apoio Social e Acolhimento) Bernardo Manuel Silveira Estrela de Ribeira Grande e Jardim de Infância de Montelongo de Fafe. 
 
O anúncio foi feito depois de o Júri analisar a criatividade das letras e dos vídeoclips de todos os hinos da fruta candidatos e escolher não 4, como previsto, mas 5 vencedores. 
 
Foram selecionados 3 vencedores entre os 60 finalistas e ainda outros 2 vencedores em ex aequo entre os hinos menos votados pelo público. 
 
Alunos de todo o país criaram 450 hinos dedicados à fruta para promover a alimentação saudável.
 
Esta edição do projeto «Heróis da Fruta» contou com 70.357 alunos inscritos de 3.253 turmas de 1.159 estabelecimentos de ensino de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. 
 
Nos últimos meses, as escolas concluíram diversas etapas com várias atividades entre as quais um programa educativo de incentivo ao consumo da fruta, desenvolvido pela APCOI e implementado nas salas de aula em colaboração com os professores e educadores. 
 
Durante uma dessas etapas, as escolas convidaram ainda os adultos a participar nesta iniciativa através do seu voto nos "Hinos da Fruta", ou seja, nas canções criadas pelas crianças com o propósito de partilhar as importantes lições sobre alimentação saudável que estas aprenderam ao longo do projeto.
 
Os alunos vencedores receberão até ao final do ano letivo «A Super Festa dos Heróis da Fruta» na sua escola, uma peça de teatro interativa para celebrar a importância da fruta na alimentação diária dos mais novos. 
 
A APCOI enviará ainda nas próximas semanas “cartazes comemorativos” para as escolas finalistas, para as escolas vencedoras e para as escolas distinguidas com menções honrosas.
 
Além destes, serão também disponibilizados outros prémios, através da área reservada aos professores e educadores no site www.heroisdafruta.com, nomeadamente: medalhas personalizadas para os alunos das 60 escolas finalistas e ainda diplomas de participação para todas as restantes crianças inscritas no projeto.
 
O júri que elegeu os vencedores desta edição contou com Ricardo Carriço (Ator e Embaixador da APCOI), Sportacus (Herói da série de televisão "LazyTown/Vila Moleza"), Vira-Vento (Palhaço e Amigo da APCOI), Mário Silva (Presidente e Fundador da APCOI) e com os restantes sócios fundadores da APCOI.