Sociedade

Escola primária de Faro repõe horários originais após luta de meses

A Associação de Pais da Escola EB1 de Alto de Rodes congratulou-se com a reintrodução do horário antigo naquela escola primária de Faro, que voltou a estar hoje em vigor com o retomar das aulas, disse a sua presidente.

PUB
 
“Conseguimos. Valeu a pena não ficar indiferente. No início do próximo período letivo [hoje] as nossas crianças vão já voltar à rotina normal: turno da manhã com entrada às 08:00 e saída às 13:00, turno da tarde com entrada às 13:15 e saídas às 18:15”, lê-se na página da Internet da Associação de Pais da Escola EB1 de Alto de Rodes. 
 
Em declarações à agência Lusa, Paula Coutinho, presidente da Associação de Pais da Escola Alto de Rodes recordou que foi desencadeada uma luta durante o primeiro período escolar, assim que soube do novo horário, “porque era uma carga excessiva para os alunos e punha em causa as atividades extracurriculares e a redução no intervalo de 30 para 20 minutos”. 
 
Segundo Paula Coutinho, a ajuda do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, foi valiosa: “Esteve sempre disponível e do nosso lado na luta” e “desencadeou um processo de confrontar o ministro da Educação com a situação da Escola de Alto Rodes”. 
 
“O presidente da câmara recebeu uma resposta do gabinete de secretário de Estado da Educação (…) com uma orientação muito clara, no sentido de que a Direção Regional de Educação tomasse medidas para alterar horário que era desadequado”, acrescentou presidente da Associação de Pais. 
 
Uma nota do chefe do gabinete do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Daniel Oliveira, dirigida ao diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, José Duarte, é sugerido àquele órgão a “possibilidade de considerar um regime de exceção relativamente às escolas EB1 de Alto de Rodes e EB1 do Carmo, bem como relativamente a outras escolas, mediante análise casuística cujas turmas funcionem em regime duplo (…)”. 
 
Na indicação do Governo, que está publicada na página da Internet da Associação De Pais da Escola EB1 de Alto de Rodes, pode também ler-se que “esta exceção permitirá a adoção por parte das escolas de horários mais adequados para os alunos”. 
 
No início do mês de outubro, com ano letivo a decorrer há cerca de um mês, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 de Alto de Rodes, foi confrontada pela Direção do Agrupamento de Escolas D. Afonso III com a informação de que os horários iriam ser alterados, passando o turno da manhã a funcionar das 07:50 às 13:10, e o turno da tarde das 13:20 às 18:40, sendo o intervalo igualmente reduzido de 30 para 20 minutos em ambos os turnos, horário que acabou por entrar em vigor no dia 28 de outubro, recorda, em comunicado a Associação de Pais de Alto de Rodes. 
 
“Este desfecho só foi possível com o estreito envolvimento dos pais dos alunos e de uma série de entidades, entre as quais não podemos deixar de destacar o presidente da Câmara Municipal de Faro, a Provedoria da Justiça e os grupos parlamentares, bem como com a atenção que toda a comunidade dispensou a este assunto. A todos a Associação de Pais quer deixar o seu agradecimento público”, acrescenta a mesma nota. 
 
Para assinalar a reposição dos horários originais vai realizar-se, na próxima quarta-feira, pelas 08:00, uma ação simbólica, em que será removida a faixa preta com a frase “Queremos Mudanças, um Horário para Crianças!” e que será substituída por uma faixa, branca, com a menção “Conseguimos”, informam os pais.