Ambiente

Escola Profissional de Alte criou unidade de compostagem comunitária

 
 
 
 
A Escola Profissional de Alte, está a desenvolver o projeto FertiAlte, com o objetivo de ser criada uma Unidade de Compostagem Aeróbica Comunitária na aldeia de Alte. Deste modo, estão a ser instaladas 16 unidades de compostagem de 470 litros, nas quais vão ser recolhidos os resíduos da aldeia e transformá-los em composto orgânico 100% natural, que ficará disponível para toda a comunidade.

No âmbito do projeto estão a ser promovidas ações de sensibilização e de formação sobre sustentabilidade e economia circular, dirigidas à população, que estão abertas a outros interessados.
 
Segundo regista a Escola Profissional de Alte, através do desenvolvimento do projeto, "procura-se contribuir para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente através da promoção da economia circular, da procura de soluções para o tratamento local de bio resíduos e da redução dos depósitos em aterro sanitário, promovendo a diminuição de metano.
 
A rede de entidades, organizações e empresas que têm aderido ao projeto, tem vindo a aumentar. 
 
O projeto conta com o apoio financeiro do ACCIONADODS, cofinanciado pelo EP-Interreg V Espanha Portugal (POCTEP). Este promove um quadro de cooperação institucional transfronteiriça entre organizações e instituições da Andaluzia Ocidental, Extremadura (província de Badajoz e Cáceres) e as regiões do sul de Portugal: Algarve e Alentejo.