Sociedade

Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da UAlg comemora 35º aniversário com "conversa-debate"

 
A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UAlg) comemora o seu 35º aniversário, no próximo dia 22 de novembro, com uma cerimónia que terá início às 14h30, no Auditório Professor Ludgero Sequeira, no Campus da Penha. Simultaneamente, a licenciatura em Marketing também assinala o 15º aniversário.

A sessão de abertura está a cargo da diretora e da subdiretora da ESGHT, Alexandra Rodrigues Gonçalves e Ana Martins, e do reitor da UAlg, Paulo Águas, seguindo-se o testemunho de Inês Santos, licenciada em Marketing, e a entrega de lembranças aos alunos de Marketing que terminam este ano letivo a licenciatura.
 
Para além de entrega de bolsas aos alunos de mestrado e aos alunos da licenciatura em Turismo, o programa inclui uma conversa-debate com agentes da região e parceiros da ESGHT sob o tema "Algarve, Presente e Futuro", cujo objetivo é pensar as áreas estratégicas em que as diversas entidades intervêm na relação com a escola, o ensino superior e a região. O debate, moderado pela jornalista Maria Augusta Casaca (jornalista da TSF), terá como convidados Helder Martins (AHETA), Hugo Vieira (vice-presidente da direção nacional da ANJE), Jorge Cabaço (Dengun), Lizabete Sequeira (Ordem dos Contabilistas Certificados - Faro), Isabel Delgado (Zoomarine) Marta Aragão (presidente da APET), Reinaldo Teixeira (Garvetur) e Vítor Neto (NERA).
 
Para Alexandra Rodrigues Gonçalves, "a ESGHT tem contribuído de forma significativa para a formação e qualificação superior na região em Gestão, Marketing, no Turismo e na Hotelaria, mas também noutras áreas mais técnicas e profissionais, tais como a contabilidade, a fiscalidade, o secretariado, os sistemas e tecnologias, entre outras ofertas pós-graduadas, como é o caso do recente Marketing Digital". 
 
Em 15 anos, a licenciatura em Marketing já foi responsável por mais de 300 diplomados. "No ensino politécnico é a unidade orgânica com maior número de diplomados aos longo destes 35 anos. Anualmente são perto de 300 os alunos que frequentam um estágio final para a conclusão da licenciatura e a partir daí iniciam a sua primeira experiência profissional", explica a diretora. 
 
Sobre as ambições futuras, Alexandra Rodrigues Gonçalves destaca duas novas infraestruturas de apoio, que permitirão continuar a qualificar a oferta já existente, contribuindo para novas ofertas nas suas áreas científicas de base. "Falamos, em particular, da cozinha e do alojamento de aplicação, que reúne uma parceria com outras unidades orgânicas para a intervenção na antiga "Casa do Reitor", no Campus da Penha, o que permitirá apostar em novas ofertas formativas e possibilitará a investigação e desenvolvimento em áreas ligadas à gastronomia e hotelaria, em termos gerais, e na relação com a Dieta Mediterrânica, que certamente dará um importante contributo para o tecido económico e social da região e para as empresas, pela possibilidade não só de fazer investigação, mas também de capacitar agentes".
 
A segunda grande infraestrutura que está em estudo e desenvolvimento prende-se com o novo Campus de Portimão, que, segundo a mesma, levará a repensar a organização interna, face à dimensão e distância geográfica, e ao desenvolvimento futuro de outras ofertas formativas no Barlavento. 
 
A terminar, Alexandra Rodrigues Gonçalves garante que "a ambição prosseguirá também no aprofundamento da investigação e em continuar a contribuir diretamente para uma região mais inovadora e empreendedora".