Sociedade

Escolas de Loulé melhor equipadas no âmbito do Orçamento Participativo

Esta terça-feira, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, foram inauguradas intervenções levadas a cabo em dois estabelecimentos de ensino da cidade de Loulé, no âmbito do Orçamento Participativo.

PUB
Em nota enviada à comunicação social, a autarquia faz saber que a requalificação dos campos de jogos das escolas EB1 Mãe Soberana e EB2,3 Engº Duarte Pacheco, que foi a proposta mais votada no OP de 2018 na freguesia de São Sebastião, já uma realidade. O investimento, que rondou os 118.000 euros (verba canalizada pelo município para esta freguesia nesse ano), passou pela colocação de um piso adaptado à prática desportiva, bem como tabelas de basquetebol novas ou a criação de uma pista de atletismo.
 
Como explicou Carlos Fernandes, diretor do Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco, esta intervenção “resultou de uma proposta que foi apresentada pela escola, através dos professores e funcionários”, sendo uma das vencedoras neste projeto de cidadania, promovido pela Câmara Municipal de Loulé desde o ano de 2014.
 
A autarquia fala em 4 as escolas do agrupamento que foram intervencionadas no âmbito do Orçamento Participativo: a EB1 de Vale de Judeu, onde foi beneficiado o espaço de jogos (OP 2015); a EBI de Boliqueime, com as melhorias realizados ao nível das infraestruturas e equipamentos desportivos, bem como na cobertura de algumas áreas do recinto da escola (OP 2016); e agora as intervenções na EB1 Mãe Soberana e na EB2,3 Engº Duarte Pacheco (OP 2018). 
 
Há ainda outras obras que foram levadas a cabo, que o município realça, nomeadamente o caso dos sombreamentos da escola sede do agrupamento onde a atual prioridade passa pela ampliação do edifício, cujo projeto está em prazo de execução.
 
Neste dia foi também inaugurado um espaço novo, dedicado às artes, que resultou de uma parceria com a Academia IluminArte/Associação Satori. No anfiteatro existente na Escola EB2,3 Engº Duarte Pacheco, foi criada uma obra que pretende perpetuar a memória de duas figuras que fazem parte da identidade do concelho, o Engenheiro Duarte Pacheco, patrono da escola, e o poeta popular António Aleixo. 
 
A pintura mural, da autoria do artista Renato, dá ainda destaque a duas artes maiores, a literatura e a música. Esta última também com especial importância para esta comunidade escolar, dada a proximidade do Conservatório de Música de Loulé. A parceria existente entre as duas instituições permitirá, nos próximos 10 anos, acolher neste agrupamento o ensino articulado da música.