Política

Escolas:Vereadores do PS na Câmara de Faro dizem que verbas do Estado não são "esforço" do Município

Os vereadores eleitos pelo PS, no executivo da Câmara Municipal de Faro, emitiram um comunicado onde dizem "repor a verdade" depois de terem conhecimento de uma nota de imprensa do Município, relativa à transferência de 1 milhão de euros para as escolas do concelho.

PUB
 
Segundo os vereadores, as verbas referidas dizem respeito a uma parte das verbas transferidas pela Administração Central para o Município, ao abrigo da transferência de competências no quadro do disposto no Decreto-Lei nº 21/2019. Ou seja, o total das verbas que o Município recebe da administração central para a execução destas competências em 2020 é de 2,6 milhões de euros, dos quais, 1 milhão é agora transferido para os Agrupamentos, lê-se no mesmo comunicado.
 
Os vereadores avançam que o executivo camarário não está a dizer a verdade quando refere que essas transferências de verbas correspondem a uma “estratégia local” ou a um “esforço considerável” do Município.
 
No mesmo documento enviado à imprensa, os vereadores criticam também o facto do Executivo ter recusado a proposta do PS, em fornecer manuais escolares no 2.º e 3º. ciclos, antes da decisão do Governo garantir a universalidade desta entrega.
 
Numa altura em que são anunciados mais 5 milhões de receita da relativos ao ano 2019, os vereadores aconselham que a mesma assegure "as condições e as infraestruturas adequadas à promoção de um ensino de qualidade no concelho".