Política

Escolas:Vereadores do PS na Câmara de Faro dizem que verbas do Estado não são "esforço" do Município

Foto|direitos reservados
Foto|direitos reservados  
Os vereadores eleitos pelo PS, no executivo da Câmara Municipal de Faro, emitiram um comunicado onde dizem "repor a verdade" depois de terem conhecimento de uma nota de imprensa do Município, relativa à transferência de 1 milhão de euros para as escolas do concelho.

 
Segundo os vereadores, as verbas referidas dizem respeito a uma parte das verbas transferidas pela Administração Central para o Município, ao abrigo da transferência de competências no quadro do disposto no Decreto-Lei nº 21/2019. Ou seja, o total das verbas que o Município recebe da administração central para a execução destas competências em 2020 é de 2,6 milhões de euros, dos quais, 1 milhão é agora transferido para os Agrupamentos, lê-se no mesmo comunicado.
 
Os vereadores avançam que o executivo camarário não está a dizer a verdade quando refere que essas transferências de verbas correspondem a uma “estratégia local” ou a um “esforço considerável” do Município.
 
No mesmo documento enviado à imprensa, os vereadores criticam também o facto do Executivo ter recusado a proposta do PS, em fornecer manuais escolares no 2.º e 3º. ciclos, antes da decisão do Governo garantir a universalidade desta entrega.
 
Numa altura em que são anunciados mais 5 milhões de receita da relativos ao ano 2019, os vereadores aconselham que a mesma assegure "as condições e as infraestruturas adequadas à promoção de um ensino de qualidade no concelho".