O sonho concretizou-se. Depois de muitas iniciativas para angariação de fundos, o Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, esteve nos EUA.
Entre 20 de julho e 7 de Agosto, este grupo participou no Acampamento Mundial (Jamboree) que se realizou em West Virgínia.
O 24º Jamboree Mundial é um acampamento que reúne escuteiros de todas as partes do mundo, de 4 em 4 anos, num local diferente. O Jamboree Mundial surge como uma ideia do Fundador do Escutismo, Baden-Powell, após a Iª Guerra Mundial, como um encontro de amizade e perícia escutista, onde os jovens de todo o mundo poderiam conviver durante vários dias e partilhar a sua amizade pelo maior movimento de jovens do mundo.
O 24º Jamboree Mundial realizou-se no Campo de Atividades Escutistas dos Boy Scouts of America na Reserva Nacional Família Bechtel, em West Virgínia, Estados Unidos da América, sendo uma organização conjunta dos escuteiros do Canadá, México e América, que contou com mais de 45 000 escuteiros de todo o mundo. Este Jamboree tinha como lema "Unlock a new World", desbloquear um novo mundo (em português), convidando todos os participantes a descobrir um mundo melhor nos 12 dias de acampamento.
O Summit Bechtel Reserve (local de acampamento) é administrado pelos escuteiros americanos e encontra-se devidamente preparado para este tipo de atividade, com todas as infraestruturas necessárias. O campo disponibiliza também diversas atividades, nomeadamente, arborismo, slide, padle, BTT, skate, canoagem, as quais funcionaram durante todo o acampamento.
As atividades foram pensadas para que os participantes pudessem circular pelo campo em duplas e assim conseguissem conhecer novos escuteiros de todo o mundo, fazendo novas amizades, trocando insígnias, lenços entre si, sendo esta uma parte essencial das atividades de grandes dimensões.
Pela primeira vez, o agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas participou na atividade, com um contingente de 20 elementos: 14 jovens participantes (dos 14 aos 18 anos), 2 líderes adultos que acompanharam os participantes em campo e 4 IST's (Equipa Internacional de Serviço-membros do Staff com mais de 18 anos).
No total, participaram 28 escuteiros do Algarve (Tavira, Carvoeiro e Sé de Faro) e cerca de 820 portugueses.
Este sonho começou há cerca de 2 anos com a apresentação da atividade aos elementos e pais, que começaram as angariações de fundos para tornar esta realidade possível. Desde então, o agrupamento realizou diversas iniciativas como a venda de bolachas, de rifas, eventos como a Grande Caracolada à Escuteiro, Arraial Escutista, bailes de carnaval, participação em feiras e mercados, entre muitos outros. Com estas angariações foi possível proporcionar a oportunidade a todos aqueles que queriam participar nesta atividade, sem olhar ás possibilidades financeiras de cada elemento.
Após o término do Jamboree Mundial no dia 2 de agosto, os escuteiros de Tavira tiveram ainda a oportunidade de conhecer um pouco mais dos EUA voando para Nova Iorque. Durante 5 dias, os elementos conheceram muitos dos recantos daquela cidade, visitando a ilha de Manhattan, o Empire State Building, a Times Square, o Museu Metropolitano de Arte, a Ponte de Brooklyn ou o Museu de História Natural.