Sociedade

Esgotadas primeiras edições das Caminhadas Culturais Arqueológicas em Loulé

Trata-se de uma iniciativa conjunta dos Museus Nacional de Arqueologia e Municipal de Loulé, com o apoio da Lusitânia Seguros, da Imprensa Nacional da Casa da Moeda e do 365 Algarve, contando com o apoio de Vilamoura World.

PUB
 
As caminhadas culturais arqueológicas em Loulé, organizadas no âmbito da exposição LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades que está patente no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, têm vindo a despertar grande interesse e adesão por parte do público, tendo as inscrições para a primeira (4 de agosto) e segunda (2 de setembro) edições de Património ao Luar esgotado em poucos dias.
 
No dia 2 de setembro, pelas 21h00, o passeio noturno Património ao Luar, guiado pelos arqueólogos Pedro Barros e Filipe Henriques, convida os participantes a conhecer o sítio arqueológico de Loulé Velho, o sítio pré-histórico de Forte Novo, sítio romano de Quarteira Submersa, as fortificações modernas da Torre de Quarteira e do Forte Novo, e termina na importante vila romana do Cerro da Vila, todos na freguesia de Quarteira.
 
A próxima caminhada, Ribeira do Vascão – onde nasce uma escrita, que desta feita não será noturna, está já agendada para o dia 23 de setembro, pelas 10h30 na freguesia de Ameixial. Integrada nas Jornadas Europeias do Património 2017, sob o tema “Património e Natureza”, entre os vales encaixados e os terrenos agrícolas da ribeira do Vascão, a caminhada é dedicada à escrita do Sudoeste e Idade do Ferro na serra do Algarve. 
 
Integradas no programa cultural da referida exposição, as caminhadas culturais arqueológicas pretendem promover o Património Cultural do concelho de Loulé percorrendo os vários milénios da História de Loulé.
 
LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades apresenta mais de 7 mil anos de história do concelho, revela costumes, hábitos alimentares e a vida quotidiana das várias civilizações que por ali passaram através de peças arqueológicas. A exposição está patente no Museu Nacional de Arqueologia (Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa), de 3ª a Domingo entre as 10h00 e as 18h00.