Em comunicado, a autarquia de Lagos faz saber que, o acesso poente à cidade «está mais valorizado» com a conclusão dos trabalhos na rotunda junto ao Centro de Saúde.
Segundo a mesma fonte, esta requalificação permite apresentar uma nova imagem, «mais cuidada, melhor iluminada e, simultaneamente, mais sustentável», uma vez que a requalificação de espaços verdes ajardinados tem, também, como objetivo o aumento da eficiência hídrica.
Os trabalhos foram desenvolvidos por administração direta com mão-de-obra do município, envolvendo a colaboração dos efetivos da Junta de Freguesia de São Gonçalo e alguns serviços externos contratados.
Refere a mesma publicação que, nos últimos dois anos foram requalificados 49.390m2 de zonas verdes ajardinadas, representando cerca de 25% dos espaços verdes do concelho.
Os trabalhos, que integram a renovação da rede de rega, caracterizam-se pelo aumento das áreas formadas por materiais inertes (que não exigem rega) e uma maior utilização de espécies vegetais autóctones e adaptadas às condições do solo e do clima da região, opções que reduzem igualmente as exigências de manutenção, garantindo uma maior durabilidade das espécies vegetais.
Para o município, estas ações de remodelação vão ao encontro dos objetivos e de algumas das medidas preconizadas pelo Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, aprovado em 2019, o qual visa preparar as populações e as atividades económicas do concelho para um futuro com menor disponibilidade de recursos hídricos, em que a qualidade da água e a sustentabilidade dos seus usos são uma prioridade.