"A Natureza da Inclusão" é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do último ano no Espaço Inclusão, um projeto que dá visibilidade aos talentos de jovens com diferentes limitações, destaca nota da autarquia de São Brás de Alportel.
O projeto é dinamizado em parceria com o município e pela Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, inspirado nas várias experiências vividas ao longo do ano, entre as quais uma visita ao Zoo de Lagos, como explicou a responsável pela turma, Célia Ramos.
A exposição Acord'ARTE nasceu em 2021, após uma primeira experiência de férias inclusivas que revelou o entusiasmo dos participantes e das suas famílias. O sucesso alcançado deu origem a edições anuais e, posteriormente, ao Espaço Inclusão, dinamizado semanalmente com atividades lúdico-artísticas, explica a nota enviada ao Algarve Primeiro.
A inauguração desta exposição foi também o momento escolhido para anunciar aos participantes a aprovação da candidatura aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 5.ª Geração (CLDS 5G), recentemente comunicada às entidades e cuja execução deverá arrancar no início de outubro.
De acordo com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Júlio Pereira, esta candidatura abrange o projeto Espaço Inclusão no âmbito dos Eixos 1 e 4: Emprego, formação e qualificação, e, Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social e em cenários de exceção, respetivamente
A Vice-presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, sublinhou que esta aprovação chega em boa hora, permitindo dar continuidade às experiências e atividades já em curso e criar novas respostas para os utentes do Espaço Inclusão".
O CLDS 5G é um programa nacional integrado na estratégia Pessoas 2030, no âmbito do Portugal 2030, destinado a reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza, através de uma intervenção de proximidade e em articulação com parceiros locais.