Saúde

Espaço Saúde 360º Algarve dinamiza sessão informativa sobre a diabetes

 
O Espaço Saúde 360º Algarve vai promover, em parceria com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Associação Mellitus Criança, uma nova sessão informativa sob o mote “Diabetes: Conhecer para Prevenir e Cuidar”.

A atividade acontece no próximo dia 9 de dezembro, das 11h30 às 12h30, no Auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade idosa do Algarve para a prevenção e diagnóstico precoce da Diabetes, assim como impulsionar a uma melhor gestão da doença e dar a conhecer os recursos de apoio que estão disponíveis aos doentes e às famílias.
 
“A diabetes é uma doença crónica que, se não for diagnosticada ou devidamente controlada, pode resultar em complicações de saúde mais graves. Segundo a OCDE, em 2019, Portugal era um dos dois países com maior taxa de prevalência de diabetes em adultos na União Europeia, com cerca de 9,8% a apresentarem a doença. São dados preocupantes e que confirmam a necessidade de um maior investimento na prevenção, no diagnóstico precoce e na gestão desta doença. A pandemia veio, sem dúvida, atrasar este investimento. No entanto, é através de iniciativas como esta que pretendemos trazer o tema para a luz do dia e apoiar cada vez mais e melhor os doentes que sofrem de diabetes”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve. 
 
A iniciativa conta com a participação do Professor João Filipe Raposo, Diretor Clínico da APDP e de Hélder Martins, Presidente da Associação Mellitus Criança.
 
A sessão “Diabetes: Conhecer para Prevenir e Cuidar” está enquadrada na iniciativa “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas da área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos errados. Para isso, contam com o apoio de profissionais de saúde e de associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam neste projeto de promover a literacia em saúde no seio da comunidade idosa do Algarve.
 
A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui.