Saúde

Espaço Saúde 360º Algarve promove em Faro sessão informativa sobre a Doença de Alzheimer

 
"Saúde em Dia: Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer" é o tema da próxima sessão informativa, promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em Faro, em parceria com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer – Núcleo do Algarve, com o propósito de assinalar o mês da Doença de Alzheimer, celebrado em setembro.

Em nota de imprensa, a associação informa que, a atividade tem lugar no próximo dia 14 de setembro, das 14h30 às 16h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Faro e tem como principal objetivo promover a literacia em saúde sobre as demências através de informação «credível, prática e objetiva, ao mesmo tempo que se pretende contribuir para uma mudança na forma como estas patologias são encaradas pela sociedade».
 
Analisar as causas e formas de prevenção da doença, abordar o impacto no comportamento e na qualidade de vida do doente e família, assim como analisar os recursos atualmente existentes para apoiar estes doentes e cuidadores, de forma a aliviar o impacto da patologia, são alguns dos temas a serem abordados na sessão.
 
"De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que existam cerca de 48 milhões de pessoas a sofrer de demência em todo o mundo, sendo a doença de Alzheimer aquela que assume um lugar de destaque, representando entre 60 a 70% dos casos de demência a nível mundial. Em Portugal, o número de pessoas com demência ultrapassa a tendência europeia, estando previsto que duplique em 2050. Estes são, de facto, dados alarmantes e que nos mostram ser bastante importante criar iniciativas deste âmbito, de forma a informar, alertar e encontrar as melhores formas de apoiar os doentes com demência e respetivas famílias", afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.
 
Nesta iniciativa estará presente Edite Reis, Coordenadora do Núcleo do Algarve da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer e Margarida Ferreira, Neuropsicóloga do Núcleo do Algarve da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer, que vão desmitsificar o tema e esclarecer todas as dúvidas e conceitos sobre esta patologia.
 
A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui.
 
A mesma nota de imprensa avança ainda que, o Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto promovido pela Plata521forma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até dezembro de 2022.
 
Esta iniciativa, inspirada pelas diretrizes e objetivos definidos no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direção Geral da Saúde, pretende promover a literacia em saúde em cidadãos com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento de várias freguesias algarvias.