Saúde

Espaço Saúde 360º Algarve promove sessão informativa sobre nutrição e a saúde cardiovascular

 
“Saúde em Dia: Nutrição e Doenças Cardiovasculares” é o tema da sessão informativa dedicada à saúde cardiovascular, que o Espaço Saúde 360º Algarve promove no próximo dia 23 de setembro, às 10h30, em parceria com o Projeto Recriar em Comunidade – Espaço Intergeracional e Comunitário (antigo centro de dia da Freguesia de Cachopo, Município de Tavira).

A iniciativa, aberta ao público em geral, pretende alertar para a relação entre as doenças cardiovasculares, a nutrição e uma alimentação equilibrada. As doenças cardiovasculares são atualmente uma das principais causas de morte em Portugal, sendo responsáveis por mais de um terço da mortalidade total e um fator de risco para o desenvolvimento de complicações graves por COVID-19. 
 
Entre os temas abordados destacam-se os fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares (alimentação desequilibrada, obesidade, sedentarismo, stress, álcool e tabaco), bem como sugestões de como implementar hábitos de vida saudáveis e preventivos. A sessão é promovida em parceria com o Projeto Recriar em Comunidade – Espaço Intergeracional e Comunitário de Cachopo.
 
“A alimentação é um dos principais fatores de risco modificáveis associados ao aumento de doenças cardiovasculares. Uma dieta promotora da saúde cardiovascular visa uma mudança de hábitos alimentares, em que o predomínio de alimentos de origem animal é substituído pelo predomínio de alimentos de origem vegetal. Impulsiona também a redução de alimentos processados, açúcar e gorduras saturadas. Promove o aumento do consumo de produtos hortícolas, de cereais integrais e a utilização do azeite. É fundamental diversificar e equilibrar a nossa alimentação”, afirma Sílvia Calero, nutricionista do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.
 
A sessão está enquadrada num conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas da área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos errados.
 
O Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até dezembro de 2022.