No próximo dia 28 de setembro, sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe a ação de formação “A importância da leitura partilhada”, por Paula Cusati.
«Na formação serão aprofundados os conhecimentos acerca da leitura partilhada como prática indispensável da mediação leitora, passível de ser aplicada em todos os níveis de ensino e com todas as idades (dos bebés aos seniores), com resultados provados por vários estudos, mesmo nos contextos mais desfavoráveis», explica nota da Câmara de Loulé.
Paula Cusati é mediadora de leitura e formadora, acreditada pelo CCPFC na área da Promoção da Leitura. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, com biénio de especialização em ensino das línguas estrangeiras, possui uma pós-graduação em Livro Infantil. Completou a parte curricular do Mestrado em Promoção da Leitura e Literatura Infantil da Universidade de Castilla-La Mancha.
Trabalhou durante vários anos numa biblioteca municipal, onde foi responsável pelas atividades de animação e promoção da leitura. Foi animadora do projeto Cata Livros (Fundação Gulbenkian) nos concelhos do Litoral Alentejano e Algarve. Colaborou com o PNL2027 no projeto “Território Leitor”. É um dos dez elementos do Observatório de Leitura instituído pelo Município de Pombal e cujo objetivo é analisar, discutir e distinguir os melhores livros para a infância publicados nos países de língua portuguesa.
Pertence à cooperativa cultural Chão Nosso. Cria e dinamiza sessões de leitura em voz alta com livro em presença, oficinas e projetos continuados de promoção da leitura e da escrita. Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Presta consultoria individual, profissional e institucional no campo da mediação leitora e da promoção da leitura e da escrita. Mantem o blogue www.mediarleituras.blogspot.com onde escreve acerca destes assuntos desde 2012.