Saúde

Especialistas em Oncologia torácica reúnem-se em Albufeira no 9.º Congresso Português do Cancro do Pulmão

 
O 9.º Congresso Português do Cancro do Pulmão, organizado pelo Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP), está agendado para 21 e 23 de outubro, no Hotel Grande Real Santa Eulália em Albufeira.

Além da partilha de conhecimentos e da oportunidade de networking, o evento será igualmente de celebração, com uma conferência especial durante a sessão de abertura sobre os 21 anos de GECP, assegurada por Fernando Barata, ex-presidente do GECP e diretor do Departamento de Oncologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). 
 
"Oncologia Torácica – Para Onde Vamos" é a questão que serviu de base para a construção do programa científico do 9.º Congresso do GECP, que irá abranger temas transversais, começando desde logo pelos "Avanços em Diagnóstico de Tumores Torácicos" e passando pelos "Novos desafios no tratamento do cancro do pulmão localmente avançado". "Imagem e Pneumologia de Intervenção no Cancro do Pulmão", "Desafios na Imunoterapia" e "COVID e Cancro do Pulmão" são outros dos tópicos debatidos nas várias mesas redondas que constituem a agenda do evento.
 
Ao longo dos três dias, vão também decorrer simpósios satélite promovidos pela indústria farmacêutica com a participação de especialistas nacionais e internacionais, bem como sessões de discussão de trabalhos, os quais serão avaliados para atribuição do Prémio GECP, no valor de 1.000€ (mil euros). Durante a entrega dos prémios, será também conhecido o projeto vencedor da Bolsa GECP no valor de 5.000€ (cinco mil euros).
 
Segundo Teresa Almodovar, presidente do GECP e diretora do Serviço de Pneumologia do IPO Lisboa, "este evento é uma oportunidade para discutir várias questões relacionadas com os tumores torácicos e contará com a participação de inúmeros especialistas e investigadores neste campo. Estas conversas e discussões são de uma enorme importância para os profissionais envolvidos na área, mas também são um grande benefício para as pessoas afetadas pela doença e suas famílias", completa a pneumologista na mensagem de boas-vindas, publicada no site oficial do evento.
 
As inscrições ainda estão abertas, pelo que o GECP apela à participação de todos os profissionais interessados nesta área, assegurando que todas as medidas em vigor para a realização de eventos presenciais serão cumpridas.