O encontro decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a partir das 9h30.
O seminário pretende ser um espaço de reflexão, sensibilização e capacitação «sobre uma questão invisível e silenciosa que persiste na região algarvia e em todo o mundo»: o tráfico de seres humanos. Em comunicado, o Município diz que o seminário irá focar-se na «desconstrução de mitos e paradigmas associados a este fenómeno», com a participação de especialistas, técnicos e diversas entidades para debater desafios, estratégias e boas práticas de intervenção.
A iniciativa, promovida em parceria com a EME – Equipa Multidisciplinar Especializada da Associação para o Planeamento da Família (APF) conta com o apoio do Município de São Brás de Alportel.
Destinado a profissionais de diversas áreas – como ação social, saúde, justiça, forças de segurança, educação, entre outras, este seminário é de participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
A autarquia considera que a equipa que coordena esta Rede na região de Faro «desempenha um papel fundamental nesta luta, assegurando apoio direto, multidisciplinar e especializado a vítimas de tráfico de seres humanos na região do Algarve». A sua atuação inclui acolhimento, acompanhamento psicossocial, apoio jurídico, integração social e encaminhamento para respostas adequadas, numa lógica de proximidade e respeito pelos direitos humanos.