O Carnaval de Loulé foi esta sexta-feira apresentado oficialmente, nas oficinas onde decorre a construção dos carros alegóricos do corso carnavalesco.
O Vereador da autarquia Carlos Carmo, acompanhado pela equipa que coordena toda a logística do evento, falou aos jornalistas, dando a conhecer os últimos pormenores da edição deste ano.
Carlos Carmo, chamou a atenção para a equipa que faz o Carnaval de Loulé, "trata-se de uma equipa de muito valor, experiência e capacidade de trabalho, que tem sobre si a responsabilidade de fazer o Carnaval de Loulé, com mais de 110 anos, mas sempre com novidades".
No fundo o mote para folia é a sátira política e desportiva, "um olhar para os acontecimentos do país e do mundo", ressalvou Carlos Carmo, adiantando que vão estar na Avenida José da Costa Mealha, 14 carros alegóricos, escolas de samba, clubes e associações, perfazendo um total de cerca de 400 pessoas.
O título da edição deste ano, é o Carnaval Summit de Loulé, que decorre nos dias 11,12 e 13 de Fevereiro, é "um retorno à tradição já que no passado o Carnaval de Loulé realizava-se de domingo a terça-feira, (3 dias seguidos), e deste modo não há concorrência com o Carnaval de Quarteira que é ao sábado", acrescentou o responsável autárquico.
O Sr. Semiano, uma das figuras marcantes da história do Carnaval louletano, vai ser honenageado pela autarquia, com um carro alegórico.
As figuras mais marcantes que irão aparecer nos carros alegóricos serão Cristiano Ronaldo e as suas bolas de ouro, Mário Centeno, António Costa, Catarina Martins com a geringonça, Angela Merkel, para além do caso polémico dos emails no futebol português.
A organização espera que neste período passem por Loulé, cerca de 100 mil pessoas, que irão direta ou indiretramente dinamizar a economia local.
Já o investimento ronda os 300 mil euros, o mesmo valor do ano passado, pois muitos dos adereços do Carnaval serão de novo reutilizados este ano.
Foi também referido que a autarquia possui um espólio de fatos de carnaval, para alugar a preços simbólicos, que se encontram na Loja do Carnaval, com cerca de 500 sugestões diferentes.
Finalmente o Vereador dos eventos da autarquia louletana, reforçou que 50% das receitas provenientes do Carnaval, serão revertidas para IPSS`s do Concelho, enquanto que os restantes 50% serão destribuídos pelos grupos do Carnaval.
A segurança e o socorro foi outro assunto que não ficou esquecido com Carlos Carmo a garantir que as medidas de segurança e as medidas de socorro, estão delineadas de forma a dar resposta em caso de necessidade, em articulação com as forças de segurança e a proteção civil.
Refira-se que na sexta-feira que antecede o Carnaval (9 de fevereiro), a tradição volta a cumprir-se no Concelho onde mais de 5 mil crianças das escolas saem à rua em várias localidades para participarem em desfiles infantis de Carnaval.
Na cidade de Loulé é onde acontece o maior desfile, com mais de 2500 alunos dos estabelecimentos públicos do pré-escolar e 1º Ciclo e das instituições particulares de solidariedade social a desfilarem na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 10h00.