Em comunicado, a autarquia adianta que na quinta-feira foi retomada em Portimão a época de cruzeiros, que normalmente decorre fora da época alta, com a escala em simultâneo de dois navios, que traziam quase 800 pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros.
Até ao final do ano estão previstas 24 escalas naquele porto, onde o Governo vai investir 10 milhões de euros nos próximos cinco anos para que a infraestrutura possa receber navios de grande porte, o que atualmente não acontece por falta de desassoreamento dos canais de navegação e de um rebocador.
A autarquia acrescentou ainda que no ano de 2013 deverão ser realizadas 46 escalas naquele porto, o que corresponde a 25 mil passageiros e a um aumento de 35 por cento no número de passageiros relativamente ao ano passado.
Das escalas já agendadas para o porto de Portimão até final do ano, contam-se a estreia, no dia 23 de outubro, do navio “Funchal”, que recomeçou a operar há poucas semanas e que tem capacidade para 481 passageiros.
No início de agosto, o ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou o investimento de 10 milhões de euros no porto de Portimão e de quatro milhões de euros para o de Faro.
Em 2013 houve sete escalas de navios de cruzeiro previstas para Portimão, num total de 10.000 passageiros, que tiveram de ser canceladas por falta de condições do porto.
Ambos os portos estão em fase de integração na Administração do Porto de Sines.
Algarve Primeiro/Lusa