Na sua 4.ª edição, o evento realiza-se de dois em dois anos, numa coorganização da Câmara Municipal de Portimão e dos Bombeiros de Portimão, com o apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Escola Nacional de Bombeiros, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), e da Liga dos Bombeiros Portugueses, além dos demais Agentes de Proteção Civil e entidades cooperantes.
O programa contempla a realização de fóruns, seminários, mesas redondas e cursos temáticos, assim como demonstrações práticas e ações de sensibilização, apresentação de novas tecnologias, e a oferta comercial existente com as melhores soluções e equipamentos de segurança, além de atividades para as famílias e os mais jovens.
Destaca o município que, a feira "volta a reunir num só espaço mais de meia centena de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, e parceiros comerciais, líderes de mercado em toda a linha de equipamentos e soluções de emergência e proteção civil".
Neste âmbito, ganha destaque a participação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica e de muitos outros agentes nas dimensões do “safety e security”.
O espaço de exposição no Portimão Arena terá uma ligação direta ao exterior, no recinto do Parque de Feiras e Exposições, onde o público vai poder assistir a demonstrações e atividades formativas, e poder apreciar a exposição de meios e equipamentos dos diferentes Agentes de Proteção Civil e expositores participantes.
Com dias temáticos, os seminários e mesas redondas debatem temas cruciais na área da proteção civil e socorro como a gestão de emergências, os sistemas de alerta e aviso, a segurança contra incêndios em edifícios, a análise dos salvamentos especiais na perspetiva dos operacionais, e a evolução da tecnologia e a sua integração na missão dos bombeiros para resposta às emergências.
No âmbito da formação especializada, destinada a bombeiros, a Agentes de Proteção Civil e a entidades com dever especial de cooperação, estão previstas ações relacionadas com a resposta operacional a que se acrescentam workshops temáticos, lê-se na nota enviada à comunicação social.
O programa de atividades pode brevemente ser consultado em vivaportimao.pt