Curiosidades

Está a cuidar bem do seu “eu” interior

 
Estar em sintonia para connosco próprios parece uma tarefa fácil, mas na realidade não é.

 
Assumir o que pensamos, sentimos e fazemos, é muito mais complexo do que aquilo que poderemos julgar, na medida em que, diariamente somos “contaminados” com informação de todos os lados, para além de sermos “programados” pela sociedade e pela nossa herança familiar. Há pessoas que passam pela vida sem que tenham realmente descoberto a sua verdadeira identidade; o seu “eu” interior, tal como há outras que apenas vivem ao nível do Ego para se protegerem. No equilíbrio, há quem reserve um tempo diário para si mesmo para que se encontre em pleno no seu quotidiano. Para facilitar essa tarefa, deixamos-lhe um método que, segundo os especialistas em psicologia, ajuda muito nesse cuidado diário e carinhoso para connosco  próprios.
 
1- Avalie como se sente de tempos em tempos. Essa é uma ótima maneira de se manter em contacto com os seus pensamentos e emoções. Reflita sobre eles uma vez por dia. Faça perguntas a si mesmo do género:
 
O que se está a passar comigo? O que está errado no meu dia? Pode aqui encontrar um conjunto de respostas que, seguramente vão ao encontro de algum problema, seja ele de dinheiro, de amor ou outro. Liberte novamente o pensamento e apresente novas questões: como posso melhorar a situação? Será preciso abdicar de algo para ter o que pretendo? Neste ponto procure apresentar a si mesmo as alternativas que encontrou para resolver o problema.
 
Na fase seguinte pense naquilo que lhe está a correr melhor na vida. Pense naquilo que tem conseguido construir, nos resultados positivos que obteve com uma situação seja ela pessoal ou profissional. Pense nas pessoas de que gosta e agradeça o facto de as ter ao seu lado e na sua vida.
 
2-  Reconheça os progressos que tem conseguido alcançar e faça uma reavaliação pessoal. Lembre-se de que, as  pessoas felizes e bem-sucedidas não traçam um caminho e passam a segui-lo sem pensar. O seu “eu” interior está em permanente evolução. À medida em que vivemos  as experiências, todos vamos amadurecendo e desenvolvendo novas competências e respostas para os nossos problemas, daí a importância de fazer uma reavaliação do seu percurso, daquilo que gosta e das suas metas e objetivos, pois em cada etapa, certamente que vamos encontrar melhores soluções.
 
Assim, uma vez por mês, faça as seguintes perguntas a si mesmo:
 
Os meus objetivos e prioridades continuam iguais? Há coisas novas a surgir?
 
O que tenho feito para concretizá-los? Como posso repetir uma experiência de sucesso?
 
O que posso fazer nas próximas duas ou três semanas para me aproximar dessas metas?
 
3- É importante que liberte todos os seus pensamentos, mas que os selecione, sob pena de poder acumular muitos pensamentos negativos e destrutivos.
 
Quando o seu cérebro disser que algo é muito difícil, que pode fracassar, que não é popular — ou o que quer que o stress faça, - lembre-se de que nada disso o define. O seu “eu” interior não é um crítico; essa é apenas a voz da ansiedade e das preocupações que precisam de ser resolvidas. Nesse sentido, é importante compreender que emoções está a sentir nesse momento. Por norma, é a raiva e a revolta que tomam conta da situação, pelo que, as deverá confrontar em vez de as deixar invadir a sua cabeça. Neste ponto, deverá fazer a si mesmo perguntas do tipo:
 
Está difícil lutar contra essa voz? Programe um alarme e deixe-a seguir por cinco minutos. Fique preocupado, assustado e confuso, mas, quando o alarme tocar, siga em frente.
 
4- Aproxime-se de pessoas conscientes. A amizade torna a vida mais fácil e é mais simples se se comprometer com a autodescoberta. Quando temos amigos que também estão em sintonia connosco, tudo flui e é mais fácil de concretizar. Evite pessoas que são sempre negativas ou que se recusam a pensar criticamente sobre si mesmas. Prefira pessoas com objetivos pessoais, que falem com honestidade acerca do que pensam e do que sentem, pessoas libertas e positivas, mais ativas e que não arranjam desculpas para não assumir as suas responsabilidades.
 
5- Aprenda a dizer não. É difícil dizer “não”, principalmente aos amigos, familiares e colegas de trabalho, mas esse passo é necessário para se descobrir. Não é para ser egoísta, mas apenas para  agir com confiança nas suas ideias e decisões. Quando achar que algo não combina muito com a sua personalidade, confie no que pensa e recuse a oferta.
 
Tenha em mente que, qualquer meta ou objetivo pessoal ou profissional exige regras e sacrifícios, por isso, saiba colocar-se no seu lugar e fazer escolhas ajustadas ao que pretende. Para tal, certamente que terá de dizer “não” a muitas solicitações e desafios que o afastem daquilo que pretende.
 
6- Aceite as suas contradições ocasionais. Uma pessoa que se conheça bem, aceita a mudança de ideias, de opinião e de planos sempre que é necessário. Não se preocupe em parecer hipócrita – o objetivo é ser honesto e verdadeiro com o seu “eu” do presente, não com o de ontem ou do ano passado.
 
7- Desafie-se todos os dias. Não é fácil viver a sua verdade. Ao se desafiar para conquistar objetivos difíceis, completar projetos ou apenas experimentar algo novo, a pessoa pode quebrar a rotina e desenvolver habilidades. O que é ainda melhor: os momentos de desafio são os mais recompensadores, pois exigem aprendizagem ou a exposição de novas facetas de uma pessoa.
 
Tenha em mente que, a vida não tem de ser difícil para que a pessoa se conheça, deve é ser rica e variada.
 
8- Avalie a situação, mas confie na sua intuição. Algumas pessoas adoram pensar em todos os resultados possíveis de uma situação antes de ter uma atitude. Outras preferem arriscar e atirar-se a ela sem qualquer conhecimento prévio. No entanto, a filosofia mais produtiva é um meio-termo entre esses dois extremos.
 
Quando não sabe qual a melhor decisão a tomar, ouça o seu “eu” interior e, certamente que fará a escolha mais acertada.
 
9- Exponha-se a novas ideias, pessoas e atividades sempre que puder. Em situações diferentes, seja  noutro país ou numa festa cheia de desconhecidos, liberte-se de amarras, de rótulos e preconceitos.
 
Predisponha-se aprender algo novo todos os dias, mesmo que lhe pareça insignificante. Olhe mais para o mundo, abra a sua mente a novidades e situações inspiradoras.
 
10- Procure as pessoas “certas” para obter orientações. Prefira quem entende do assunto e que o possa ajudar a construir novas ideias e modos de pensar. Crie modelos que o possam inspirar, mas de forma realista, sabendo sempre que, a última opinião e escolha será sempre a sua, mas que é bom poder confiar numa opinião de alguém exterior.
 
Aplique diariamente este método e medite uns minutos, a sua saúde mental agradece, o seu bem-estar físico agradece!
 
Ouça o seu “eu” interior e seja mais consciente, pois este é o segredo para viver melhor e com mais qualidade e liberdade.
 
Fátima Fernandes