Ambiente

Está aberta a época balnear em Albufeira

 
 
 
 
 
Teve lugar esta sexta-feira de manhã, na Praia dos Pescadores, a abertura de mais uma época balnear no concelho de Albufeira.

Com a presença do presidente do município e de representantes dos bombeiros de Albufeira, Proteção Civil, Autoridade Marítima, GNR, Marinha e Agência Portuguesa do Ambiente, a cerimónia incluiu algumas demonstrações de equipamentos de apoio à praia, simulações de salvamento e ainda ações de sensibilização ambiental dirigidas aos mais novos. 
 
José Carlos Rolo começou por dizer que, Albufeira mantém as suas praias com Bandeira Azul, mas também a qualidade de ouro das águas, certificada pela Quercus. Aproveitou para valorizar o trabalho desenvolvido pela divisão ambiental do município, que tem garantido a preservação dos referidos galardões.
 
 
O autarca reafirmou que, o foco do município continua a ser o turismo com destaque para o sol e praia, «apesar de ser também nossa ambição promover uma estratégia que consolide a presença de turistas no concelho durante todo o ano».
 
No arranque de mais uma época balnear, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira chamou a atenção para os cuidados a ter, quer no mar, quer em terra, alertando para o perigo que as arribas representam, não esquecendo, a «tragédia» que aconteceu há alguns anos na Praia Maria Luísa, com o registo de várias vítimas mortais na sequência de uma derrocada.
 
Ainda no âmbito da segurança, o responsável referiu que, todos os concessionários de praias estão obrigados a garantir a presença de nadadores-salvadores, reconhecendo a missão que a Associação de Nadadores de Albufeira tem tido nas estâncias balneares do concelho.
 
Com a época alta do turismo à porta, o edil mostrou-se otimista quanto à atividade turística, contudo, lembrou a instabilidade que se vive na Europa, não só com a pandemia, mas também com a guerra na Ucrânia e as suas consequências: «todos os dias chegam à câmara pedidos de revisão de contratos porque os preços das matérias-primas e dos serviços aumentaram imenso, as empresas não estão a dar resposta aos valores que foram acordados previamente e agora os contratos estão desequilibrados. No fundo também somos vítimas desta guerra», desabafou. Ainda assim, José Carlos Rolo espera que a época turística decorra dentro do esperado para este ano.