Sociedade

Estátuas vivas voltam a envolver Lagoa numa atmosfera de magia

Estátua viva ou estátua humana é uma performance artística em locais públicos de um artista de rua, imitando uma estátua.

PUB
 
A origem das estátuas humanas remonta ao antigo teatro grego, no qual em determinadas situações os atores faziam poses imitativas de estátuas.
 
Atualmente é comum avistá-las ao virar de cada esquina, sobretudo nas grandes cidades. Parecem estátuas de pedra, mas quando se olha mais de perto e com maior atenção, percebe-se que na realidade são pessoas caraterizadas. Estes praticantes da arte de permanecer imóveis são artistas de rua que despertam a curiosidade dos transeuntes.
 
Dia 16 dezembro das 15:00 às 18:00 e dia 17, das 10:00 às 13:00, as estátuas vivas voltam a envolver Lagoa numa atmosfera de magia na segunda edição das Estátuas Vivas no Natal. 
 
Trata-se de uma mostra de performances artísticas de imobilidade expressiva que promove a cumplicidade entre os participantes e o público. Uma dezena de artistas irão encarnar personagens baseadas em diferentes temáticas: gastronomia, literatura, barroco, religioso, histórico e de natureza, num percurso que engloba a rua 25 de abril e o largo 5 de Outubro.
 
Estátuas Vivas no Natal é um evento que pretende divulgar e dignificar a criação artística nesta arte performativa, e simultaneamente animar o centro de Lagoa e dinamizar o comércio local quando se aproxima a época natalícia. Nesta mostra de Estátuas Vivas, destaca-se a participação do recordista mundial de imobilidade, António Santos (Staticman).
 
Depois do sucesso da primeira edição, a Câmara Municipal de Lagoa espera trazer à cidade ainda mais visitantes.
 
Algarve Primeiro