Ambiente

Estação Piloto de Piscicultura de Olhão assinalou 20 anos de investigação e formação

Foto|IPMA
Foto|IPMA  
No passado dia 2 de março, assinalaram-se os 20 anos da inauguração das instalações da Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO), no Parque Natural da Ria Formosa.

PUB
Conforme recorda o Instituto Português do Mar e da Atmosfera - IPMA, na sua página online, aquando da inauguração, estiveram presentes individualidades que na altura, estiveram envolvidas no projeto, nomeadamente o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, o presidente do IPIMAR, Marcelo Vasconcelos, o diretor regional do CRIPSUL, Costa Monteiro, do então presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal e o responsável da EPPO, Pedro Pousão Ferreira, que apresentou a ideia, conceção e os objetivos da nova infraestrutura.
 
 
O IPMA fala de 20 anos «de muitos projetos científicos de investigação na área da aquacultura e na formação de centenas de pessoas, apoiando o setor». 
 
Atualmente a EPPO conta com 41 colaboradores, tendo aumentado os seus quadros com a integração de 18 trabalhadores, inseridos no programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública - PREVPAP. Mais recentemente, a infraestrutura contribuiu para a criação do Laboratório Colaborativo em Aquacultura Sustentável e Inteligente (S2AQUAcoLab) que se encontra, para já, sediado nas suas instalações.