Sociedade

Estado do tempo agrava-se durante o fim-de-semana

As previsões já apontavam para alterações no estado do tempo a partir de hoje, mas o IPMA acrescenta a previsão de chuva, trovoada, queda de neve e mais frio durante o fim-de-semana.

PUB
 
O Instituto Português do Mar e Atmosfera realça a descida das temperaturas máximas na ordem dos três a sete graus Celsius. 
 
Esta sexta-feira será marcada pela chegada da chuva em todo o território do continente, em especial a partir do meio da manhã e até ao final da tarde do dia de hoje.
 
Devido à influência de uma superfície frontal fria, o estado do tempo deverá manter-se instável até à próxima terça-feira.
 
A precipitação deverá manter-se e evoluir do litoral para o interior e, segundo o mesmo instituto de previsão, o fim-de-semana será marcado por aguaceiros com alguma intensidade e possível queda de granizo.
 
O IPMA dá conta ainda de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e depois, durante o fim de semana, a quota desce para valores da ordem dos 1.200/1.400 metros.
 
O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva no litoral oeste, estendendo-se às restantes regiões e passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde,e queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela descendo gradualmente a cota para 1.00/1.00 metros a partir da tarde.
 
Está também previsto vento em geral fraco do quadrante sul, soprando temporariamente moderado no litoral oeste e nas terras altas, rodando gradualmente para o quadrante oeste a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima nas regiões do interior.
 
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 11 e 15 graus celsius, no Porto entre 07 e 13, em Vila Real entre 04 e 10, em Viseu entre 03 e 10, em Bragança entre 01 e 08, na Guarda entre 03 e 07, em Coimbra entre 08 e 13, em Castelo Branco entre 06 e 11, em Santarém entre 08 e 16, em Évora entre 05 e 16, em Beja entre 06 e 18, em Faro entre 10 e 17, no Funchal entre 17 e 21, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores entre 12 e 16.