Sociedade

Estado do tempo pode agravar-se no fim-de-semana

Todo o território do continente está sob alerta devido à possibilidade de alterações no estado do tempo.

PUB
 
Em causa estão “os restos” do furacão Joaquim que podem alterar as condições atmosféricas no sábado em toda a Península Ibérica. 
 
O IPMA prevê intensificação do vento e aumento da agitação marítima a partir do meio da tarde de sábado devido à influência do furacão Joaquim.
 
Segundo o site do Instituto do Mar e da Atmosfera, um dos cenários mais prováveis será que esta depressão se aproxime da Península Ibérica no próximo dia 10 de outubro. 
 
Atendendo a esta possibilidade, prevê-se ocorrência de períodos de chuva, intensificação do vento e aumento da agitação marítima a partir do meio da tarde de dia 10, sábado.
 
O IPMA esclarece que ainda que, o ex furacão Joaquin se encontrava às 12UTC do dia 7 de Outubro no Atlântico em 41ºN 47ºW, segundo o National Hurricane Center (NHC), a entidade oficial de vigilância e previsão de depressões tropicais e furacões no Oceano Atlântico.
 
A mesma fonte indica que, “deixou de ser furacão e passou a ser classificado como tempestade tropical, com a consequente diminuição da intensidade do vento no seu centro.” 
 
Nos próximos dias, esta depressão irá ter uma trajetória para ENE sobre o Atlântico, com velocidade aproximada de 30 kt, deslocando-se em direção à Europa.
 
Neste sentido, o fim-de-semana no continente poderá conhecer alterações significativas no estado do tempo. O IPMA adianta que se trata de uma possibilidade.