A seleção norte-americana bateu a França por 2-0, na final disputada no Estádio do Algarve. A campeã em título Alemanha conquistou o 3.º lugar.
Segundo descreve a FPF (Federação Portuguesa de Futebol), os Estados Unidos dominaram a França, desde o minuto inicial, conquistando a sua 10.ª Algarve Cup, o que constitui um recorde absoluto de títulos nesta competição criada em 1994.
A seleção orientada por Jill Ellis construiu a vantagem ainda na primeira parte, com golos de Julie Johnston e Christen Press. A primeira abriu o marcador de cabeça, logo aos sete minutos, e a avançada Christen Press ampliou a vantagem perto do intervalo, partindo em velocidade do meio-campo e passando por várias jogadoras da defesa gaulesa, antes de rematar para o fundo da baliza.
O jogo também ficou marcado por uma grande penalidade desperdiçada pela seleção francesa.
O novo troféu da Algarve Cup foi entregue à equipa dos EUA por Mónica Jorge, diretora da FPF para o Futebol Feminino. Alves Caetano, presidente da Associação de Futebol do Algarve, entregou as medalhas de finalista à seleção da França.
No fecho do torneio, a francesa Eugénie Le Sommer teve direito a uma distinção especial, pois foi considerada a Melhor Jogadora da XXII Algarve Cup pelos 12 treinadores participantes. O prémio da jogadora gaulesa foi entregue por Norberto Sousa, representante da Garvertur.
Para a seleção de Portugal foi o prémio Fair Play, devido à folha disciplinar exemplar das jogadoras lusas. A internacional portuguesa Cláudia Neto recebeu o Prémio Garvetur para Melhor Jogadora Portuguesa do torneio.
FOTO/FPF