De acordo com a organização, os Jogos de Quelfes são um projeto que “acredita no Olimpismo, como uma forma de crescer e aprender, um guia capaz de conduzir a humanidade até um futuro melhor e mais pacífico”.
Nesta edição destes mini jogos olímpicos, as modalidades em que se pode participar são ciclismo, basquetebol, atletismo, natação, futebol, andebol, esgrima, vela, canoagem, voleibol, boccia e/ou lenço grego.
O Município de Lagos participou, pela primeira vez, numa das atividades que integram os Jogos de Quelfes e que, no fundo, marcam o seu arranque – a Estafeta “Chamada para os Jogos”.
De referir que esta iniciativa é, simultaneamente, um movimento simbólico ao Ano Olímpico 2016 (os jogos olímpicos realizam-se no Brasil, entre 5 e 21 de agosto e os paralímpicos de 7 a 18 de setembro).
A estafeta é uma corrida que envolve a transmissão de um testemunho (sob a forma de mensagem), que teve início no passado dia 7 de janeiro, e que está a percorrer as escolas do 1º ciclo de diversos concelhos do Algarve e Alentejo.
Começou na EB1 de Marim (Olhão) e termina na cidade de Ayamonte (Espanha). O testemunho foi ontem recebido do Município de Portimão, e em Lagos a partida da Estafeta decorreu hoje, pelas 9h30.
Partiram, da Câmara Municipal, 8 professores de Atividade Física e Desportiva e 3 atletas de Lagos (André Sobreiro, Carlos Cabral e Rui Silva), que percorreram os 9 km levando e lendo o testemunho aos alunos da EB1 da Ameijeira e da EB1 da Luz, onde, pelas 12h00, teve lugar a entrega do testemunho da estafeta ao Município da Vila do Bispo.
Kelfi, a mascote destes Jogos de Quelfes, acompanhou a estafeta, e a leitura do testemunho, lembrando aos mais pequenos os valores utilizados tanto nestes Jogos, como nos Jogos Olímpicos, o respeito, a excelência, a humildade e a amizade.