Ambiente

Este ano, a Operação Montanha Verde irá centrar-se no Campus de Gambelas da UAlg

 
A Operação Montanha Verde, coordenada pelo Zoomarine, está de volta à Universidade do Algarve, e com ela regressa um movimento de cidadania que tenta incentivar e reforçar as boas práticas ambientais. No dia 13 de novembro, entre as 10h00 e as 12h00, o Campus de Gambelas vai acolher voluntários de todas as idades para mais uma plantação de árvores, informou a Ualg em nota publicada.

A organização garante aos particupantes instrumentos (luvas, pás, enxadas…), seguro e alimentação (fruta e água). Recomenda-se que os voluntários tenham mais de 8 anos de idade, usem roupa e calçado muito confortável, e cumpram as instruções dos coordenadores da ação (para respeito do plano de plantação, coordenação de trabalhos e segurança de todos, incluindo das plantas e da sua futura sobrevivência).
 
A Operação Montanha Verde nasceu em 2016, através de uma ação de mecenato ambiental do Zoomarine. Nesse ano, foram oferecidas e plantadas 5.600 árvores ao Município de Silves. Entretanto, no ano seguinte, a Operação Montanha Verde foi duplicada (10.600 árvores e 2 municípios, com o Alto Patrocínio da Presidência da República), e assim tem vindo a acontecer desde então.
 
Nestas 6 edições (em 2020 não houve plantações), o Zoomarine já disponibilizou mais de 126 mil árvores, e no final de 2022 terão sido plantadas cerca de 80 mil em vários municípios do Algarve.
 
Entretanto, e, não obstante no início de 2022 um consórcio de 17 entidades ter acordado voltar a cooperar para implementar a Operação Montanha Verde, a falta de chuva (suficiente) impediu os planos coletivos do Zoomarine de oferecer mais 42 mil árvores aos municípios Algarvios.
 
Devido à estreita cooperação entre o Zoomarine e Universidade do Algarve (que permitiu a instalação de um sistema de rega automatizada no Campus de Gambelas), a plantação de 2022 será concentrada num terreno onde a facilidade de rega permitirá um maior sucesso de sobrevivência das jovens plantas, explica a universidade.
 
Embora reduzido a um local, são parceiros do Zoomarine na Operação Montanha Verde 2022, oito municípios (Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel e Silves) e várias entidades regionais e nacionais: Universidade do Algarve, Algar SA, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas IP, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto Português do Desporto e Juventude, Região de Turismo do Algarve, Águas do Algarve SA, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Algarve, Europe Direct Algarve e Olimar Reisen.  
 
Os interessados em ajudar na plantação deverão efetuar sua inscrição aqui.