Ambiente

Este domingo, há ação de limpeza subaquática e terrestre em Albufeira

 
É já no domingo, dia 20 de novembro, que o município organiza uma ação de limpeza subaquática e terrestre, entre as 09h00 e as 13h00. A área para a limpeza terrestre será no Porto de Abrigo e arredores da Marina de Albufeira e está aberta a todos, informa a autarquia em comunicado.

Nesta iniciativa estão envolvidos o Município de Albufeira e diversas entidades e empresas do concelho, entre elas, a AIMM – Associação para Investigação do Meio Marinho, Easy Divers, Marina de Albufeira, Associação dos Profissionais de Pesca de Albufeira, Associação de Pesca Desportiva e Recreativa da Baleeira, Polícia Marítima de Albufeira, Docapesca e os Bombeiros Voluntários de Albufeira.
 
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, refere que “estas iniciativas são uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos nós, uma vez que o lixo que vai para os oceanos constitui uma ameaça ambiental e, consequentemente, para a saúde dos munícipes”. O edil salienta ainda que “estas ações são o reflexo daquele que tem sido o nosso esforço pela manutenção do mar e da vida marinha”.
 
Cristiano Cabrita, vice-presidente do município, deixa uma mensagem de sensibilização a todos os cidadãos, reforçando que “é importante que enquanto município, todos participemos nestas ações que visam a sensibilização e preservação do nosso ecossistema marinho e daquele que é o ex-libris da cidade, as nossas praias”. O autarca, responsável pelo pelouro do ambiente e assuntos mar mencionou que, “Albufeira tem-se assumido ano após ano como líder nacional de Praias Qualidade Ouro e tem vindo a conquistar uma posição de liderança ambiental, pelo que é extremamente necessário termos um cuidado redobrado com o lixo que deixamos e com as consequências que isso terá nos oceanos”.
 
A última ação deste género que assinalou o Dia Internacional da Limpeza Costeira e contou com a presença de 109 voluntários, recolheu mais de duas toneladas de lixo do areal e do fundo do mar, lembra a mesma fonte.
 
O Município de Albufeira apela a todos os cidadãos que, no próximo dia 20 de novembro, se juntem à iniciativa, para tal, as inscrições devem ser feitas através do link: https://forms.gle/a6FLk4Dns6ChFxum6
 
O ponto de encontro, às 09h00, é na Marina de Albufeira. No final, serão entregues certificados de participação a todos os voluntários.