O VII Meeting Internacional do Algarve em natação, tem data marcada para os dias 12, 13 e 14 deste mês nas Piscinas Municipais de Albufeira.
Em nota de imprensa, a autarquia informa que, a competição realizada em piscina curta (25 metros) é uma das mais importantes do calendário nacional de natação. O evento terá um formato de eliminatórias, finais e finais diretas em regime de absolutos realizadas em cinco sessões. Em 2019, esta prova contou com a receção do público e dos atletas, pelo que Albufeira volta a receber o encontro, depois do interregno de um ano, dado o elevado risco pandémico.
A edição deste ano, vai contar com a participação da seleção nacional absoluta, prevendo-se a presença de cerca de 200 atletas oriundos de 42 clubes, nomeadamente 37 nacionais, de onde se destacam Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, e ainda dois clubes de Espanha, um de Singapura, outro de Moçambique e um do Malawi.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, salienta que este evento, o maior realizado neste espaço na última década, «será uma excelente preparação para o Mundial de Natação de Síndrome de Down – DSISO a realizar em 2022».
Nas mesmas declarações, o autarca acredita que, «esta modalidade desportiva pode ter um grande impacto na imagem de Albufeira enquanto destino de práticas desportivas».
Refere ainda a mesma publicação que, o VII Meeting Internacional de Natação do Algarve é reconhecido pela FPN e pela FINA como um dos eventos de qualificação para as principais competições nacionais e internacionais, tais como: o Campeonato Nacional em piscina curta a realizar entre os dias 26 e 28 de novembro em Leiria e o Campeonato do Mundo em piscina curta a realizar entre os dias 16 e 21 de dezembro em Abu Dhabi.
A prova é organizada pela Associação de Natação do Algarve (ANALGARVE), com o apoio da Federação Portuguesa de Natação (FPN), do Futebol Clube de Ferreiras e da Câmara Municipal de Albufeira.