Ambiente

Este foi o primeiro papagaio-do-mar recuperado pelo RIAS

RIAS
RIAS  
O RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens já recuperou 10 mil animais.

No início de maio, foi resgatado uma papagaio-do-mar bastante debilitado, com penas desgastadas e uma mancha de óleo na barriga. Concluído o diagnóstico, o RIAS avançou com o tratamento para aves marinhas debilitadas, que inclui, entre outros, administração de fluídos (sub-cutâneos, intravenosos e/ou orais).
 
Depois de alguns dias sob observação, a equipa do RIAS tentou dar-lhe algum peixe, o que para grande surpresa, "devorou" tudo o que lhe apareceu na frente. 
 
Passados mais alguns dias e já totalmente estabilizado, o animal foi colocado numa pequena piscina exterior, com acesso a um sítio seco, de forma a recuperar a impermeabilidade, importante para uma ave marinha. À noite, era recolhido para não estar susceptível às baixas temperaturas.
 
 
Pouco tempo depois, acabou por ser transferido definitivamente para uma instalação exterior, uma piscina maior, ainda com acesso a uma prancha, que lhe foi gradualmente retirada. Assim ficou até ser finalmente libertado na zona onde foi resgatado, a ilha Deserta, no concelho de Faro.