Sociedade

Estoi:Falta de professor fixo na Escola EB1 indigna pais

Os pais dos alunos do 2º ano da Escola Básica do 1º Ciclo de Estoi, no concelho de Faro, estão indignados devido à indefinição de colocação de um professor fixo na turma.

PUB
 
O ano letivo começou com a colocação de um professor do quadro, que está de baixa com atestado.
 
A partir daí, têm-se sucedido um conjunto de mudanças que estão a deixar os encarregados de educação preocupados devido à instabilidade que a mudança sucessiva de professor provoca nos alunos.
 
Ao Algarve Primeiro, fonte do Gabinete de Apoio ao Presidente da Autarquia de Faro, adiantou hoje que "o Presidente Rogério Bacalhau, se mostra solidário, com o descontentamento dos pais, prometendo em conjunto com a Direcção Regional de Educação e o Ministério da Educação, encontrar uma solução rápida, para que a situação volte à normalidade”.
 
Ainda ao Algarve Primeiro, a mesma fonte da autarquia, acrescentou que, “a professora tinha sido colocada em Lisboa e tentou a permuta com o colega que pertencia ao agrupamento Pinheiro e Rosa e que estava colocado na EB1 de Estoi e que desejava ocupar o lugar da colega em Lisboa”.
 
A mesma fonte da autarquia esclareceu: “Havendo acordo entre as partes, foi solicitado provimento à Direcção Regional de Educação do Algarve sendo que, passado um mês, não havia ainda resposta. 
 
Após consulta à DGEST, a Escola considerou existir um deferimento tácito à sua solicitação, tendo as aulas iniciado normalmente com a permuta efectuada”.
 
Acontece que, já esta semana, chegou a comunicação oficial da DRE da decisão de não dar provimento ao pedido de permuta, tendo solicitado aos professores que se apresentassem nas suas escolas de origem, clarificou a mesma fonte.
 
Estando o ano em pleno decurso, isto veio criar natural instabilidade, gerando descontentamento dos encarregados de educação dos alunos desta turma do 2º ano.