A Estratégia Local de Habitação de Lagoa foi aprovada na sessão de 28 de abril da Assembleia Municipal.
Segundo comunicado da autarquia, trata-se de um instrumento de planeamento "fundamental" que aponta para a necessidade de Lagoa aumentar o seu parque habitacional em mais de 200 fogos, propondo soluções de reabilitação e arrendamento; aquisição, reabilitação ou construção de equipamentos complementares de apoio social integrados e de empreendimentos habitacionais para arrendamento apoiado; diferentes apoios ao arrendamento e reabilitação de edifícios para habitação permanente.
A estratégia que foi elaborada com base no diagnóstico das situações habitacionais não condignas existentes no território, bem como na procura de habitação social, "consolida as bases da política municipal seguida, dando continuidade ao compromisso e missão do Município nas áreas da habitação, coesão social e desenvolvimento local", acrescenta o mesmo documento.
Outra das vantagens, passa pela possibilidade do Município apresentar candidaturas a financiamento europeu.
“Esta Estratégia Local de Habitação é decisiva para que, muito brevemente, possamos garantir o direito constitucional de acesso a condições dignas de habitação para todos os lagoenses. Enquanto houver um Lagoense sem habitação digna, a missão do Município não estará concluída,” considerou, Luís Encarnação, Presidente da Câmara de Lagoa.