Comportamentos

Estratégias para ter uma boa saúde mental

 
A Organização Mundial da Saúde define a saúde mental como um estado de bem-estar que permite que as pessoas consigam lidar com o stress, mantendo-se funcionais e eficientes.

Ao mesmo tempo, possuir uma boa saúde mental acarreta benefícios para o próprio sujeito, mas também para a comunidade, já que, alguém que se sente confortável consigo mesmo, mantém relações positivas com os outros e desenvolve melhores comportamentos sociais.
 
Na mesma sequência, quem está bem mentalmente, está também a cuidar da sua saúde física em geral, ou não fossem os problemas mentais desencadeadores de problemas cardiovasculares, por exemplo.
 
Segundo dados de 2021 da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2 milhões e 300 mil portugueses precisam de apoio psicológico. Para o ajudar a conseguir manter uma boa saúde mental, os especialistas reuniram uma dezena de medidas:
 
1. Valorizar-se
 
Não ser demasiado duro e punitivo consigo próprio é um bom conselho a seguir. Tenha hobbies e dedique-se a atividades que lhe dão prazer e onde pode aprender coisas novas, seja tratar de um jardim ou aprender uma língua. Isso vai contribuir para subir a sua autoestima e realizá-lo pessoalmente.
 
2. Tratar do seu corpo
 
O equilíbrio entre o corpo e a mente é fundamental. Por isso, para cuidar da mente, é necessário adotar comportamentos como:
 
•Comer refeições nutritivas;
 
•Evitar fumar;
 
•Beber muita água;
 
•Praticar exercício físico;
 
•Dormir cerca de 8 horas por noite.
 
3. Rodear-se de energias positivas
 
Ter uma boa rede de suporte, assente em família e amigos, contribui para o bem-estar, a autoestima e a segurança do indivíduo. Por isso, recomenda-se que faça programas com pessoas de quem gosta e que se inscreva em atividades onde possa criar novas amizades.
 
4. Ajudar alguém
 
A sensação de ajudar alguém traz satisfação e contentamento, por isso, é uma ótima maneira de contribuir para o seu bem-estar e de fortalecer as suas relações interpessoais.
 
5. Lidar com o stress
 
O stress é um fator inerente ao quotidiano. Aprender a lidar com ele é a principal forma de não pôr em risco a sua saúde mental. Para isso, pode adotar algumas atividades relaxantes como fazer ioga; passear na Natureza; ver o mar, estar na presença de pessoas agradáveis, ler um livro, entre outras.
 
6. Aprender a estar calmo
 
Fazer meditação e exercícios de relaxamento são técnicas muito eficazes que ajudam a relaxar a mente, ao mesmo tempo que libertam as tensões acumuladas no corpo.
 
7. Estabelecer metas
 
Crie objetivos, pessoais e profissionais e estabeleça o caminho para os atingir. No entanto, é importante que estas metas sejam atingíveis e os prazos estabelecidos realistas. Assim, sempre que alcançar um propósito, vai sentir uma enorme satisfação.
 
8. Quebrar a rotina
 
As rotinas trazem segurança e proteção. Porém, é importante ir fazendo pequenas alterações aos seus hábitos diários.
 
Ir a um novo restaurante, mudar o caminho que faz para o trabalho, alterar a disposição dos móveis em casa… são apenas exemplos de mudanças que ajudam a interromper a monotonia.
 
9. Não consumir álcool e drogas
 
Tanto as bebidas alcoólicas, como as drogas, são muitas vezes tomadas como forma de aliviar sintomas depressivos.
 
Contudo, nem uma, nem outra, resolvem qualquer tipo de problemas psicológicos. Por outro lado, até os agravam. Assim, estes devem ser produtos altamente evitados.
 
10. Pedir ajuda
 
O acompanhamento psicológico deve existir sempre que uma pessoa não se sinta bem a nível mental. Portanto, procurar ajuda e tratamento especializados é algo essencial para cuidar da saúde mental.
 
A saúde mental está na ordem do dia, pois cada vez mais pessoas reconhecem a importância de estar bem psicologicamente e cada vez mais pessoas expõem abertamente os seus problemas de saúde mental.
 
Por isso, não hesite em pedir ajuda se precisar e de adotar as anteriores estratégias para cuidar da sua saúde mental, recomenda a mesma ordem dos psicólogos.
 
A linha SNS 24 (808 24 24 24) disponibiliza aconselhamento psicológico gratuito, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
 
Fátima Fernandes