Dicas

Estratégias para ultrapassar momentos difíceis

Estratégias para ultrapassar momentos difíceis
Estratégias para ultrapassar momentos difíceis  
Foto Freepik
Um dos segredos para ultrapassar situações difíceis é admitir que não está tudo mal na nossa vida.

Seguidamente e, após esta constatação, torna-se fundamental que enumere aquilo que lhe correu bem, as pessoas e as situações que o fazem feliz, os casos de sucesso que obteve e, a partir daí, prepare-se para iniciar um ciclo novo.
 
É importante fazer o luto das perdas, chorar as dores, aceitar as derrotas e interpretar o que aconteceu. Este processo refere-se a tudo na nossa vida que precisa de ser encerrado: uma relação, um emprego, um contacto, um objeto, a perda de alguém querido, uma mudança de casa, a perda de um animal de estimação e daí por diante. É crucial que assuma o que está a sentir e que, aos poucos, vá definindo novos objetivos e novas metas, sabendo que o tempo não volta atrás e que de nada lhe serve lamentar o que já foi. O presente é “o aqui e agora”, o futuro será o passo seguinte e a correção do que correu menos bem é a oportunidade para curar o que já ficou no seu tempo.
 
As experiências positivas e negativas são um pretexto para aprender algo novo, para motivar-se, para procurar alternativas, mas sem perder de vista o que precisa de ser alterado, sob pena de repetir os mesmos erros e com um sofrimento acrescido.
 
A forma como pensamos também é determinante para podermos ultrapassar uma crise, pois se lamentarmos durante longos períodos de tempo os nossos fracassos e frustrações, estaremos a perder as tais oportunidades de reconstrução e de aprendizagem. Arrume o passado dizendo a si mesmo que, efetivamente falhou, fez uma escolha errada, não soube como lidar com a situação, não reunia o conhecimento para fazer melhor, sabia fazer mais, mas não conseguiu e daí por diante. Quando se assume a dor e se tenta dar-lhe um significado adequado, preparamo-nos para a ultrapassar. O desabafo também é um pilar essencial, mas faça-o com alguém da sua confiança e que não o critique, mas que o aconselhe, compreenda e ouça, sob pena de ficar ainda mais deprimido.
 
Na mesma sequência, as pessoas com quem nos relacionamos tanto podem ser uma fonte de prazer como de frustração, por isso, afaste-se de quem reclama por tudo e por nada, de quem está sempre descontente e insatisfeito com tudo, de quem lhe rouba a autoestima com críticas destrutivas e que pouco o ajuda a reerguer-se.
 
Em alternativa, procure momentos descontraídos, pouco ligados ao seu problema e, se possível, converse numa base desapegada e ouça também a realidade dos outros. Um novo grupo de amigos ou de conhecidos pode ajudá-lo a seguir em frente numa fase delicada.
 
Se pretender mudar de emprego, tente não levar a carga do seu passado e das suas frustrações, sob pena de sentir muita dificuldade em lidar mais tarde com os desabafos que fez na fase inicial. Disponibilize-se para experimentar e arriscar algo novo, sem as suas memórias, mas com o seu conhecimento. Mas, nos seus momentos a sós, não deixe de analisar o que se está a passar, de ouvir o seu “eu” interior e de manter o contacto com as suas emoções mais profundas. Reserve um tempo diário para este procedimento introspetivo.
 
Defina objetivos e planos, mesmo que não os partilhe com outras pessoas. Anote-os num caderno pessoal ou num diário e verá que, aos poucos, a sua vida passará a ser presenteada com energias e pensamentos mais positivos. Certifique-se de que está a ser igual a si mesmo, que se sente bem na sua companhia e que é capaz de valorizar as suas conquistas.
 
Aprenda a gostar de si um dia após o outro e veja-se ao espelho as vezes que forem necessárias ao longo do dia. Aceite-se tal como é, mime-se com algo que lhe dê prazer, nem que seja apreciar uma paisagem, estar numa boa companhia ou simplesmente não faça nada e ouça-se.
 
Sente-se à mesa com os seus problemas e, retire-os de dentro de si. Coloque de um lado aquilo que tem de bom, do outro aquilo que não é tão positivo e ao centro aquilo que o incomoda e que quer alterar. Se for preciso, faça um esquema num papel e perceba que não está tudo mal e que, o que não corresponde ao desejado, também pode ser analisado em várias dimensões. Às vezes, basta olhar 5 graus à direita para encontrarmos uma resposta mais positiva para um problema, por isso, não desespere e admita que, cada vez que faz esta mesa redonda consigo mesmo, está mais próximo de se libertar daquilo que o angustia.
 
Por muito que considere que está tudo mal, é imperioso reconhecer que, é nos detalhes que estão as respostas e que, analisando cada parcela com cuidado, estaremos mais aptos para enfrentar a realidade de uma forma mais positiva.
 
Não permita que os outros definam a forma como vive o seu quotidiano, os seus sonhos e planos. Assuma o controle da sua vida, seja autor da sua própria história, admita os seus erros, mas valorize as suas conquistas, emoções positivas e realizações.
 
Trace planos realistas e concretizáveis, sob pena de repetir frustração atrás de frustração e, quando perceber que não está na rota correta, mude-a sem culpas ou medos, pois está a fazê-lo para sentir-se melhor.
 
Seja consciente das suas qualidades e limitações para melhor delinear os seus objetivos e assuma uma postura responsável e madura na resolução dos seus problemas. Falhou, mas está pronto para melhorar, não conseguiu, mas vai tentar novamente, não gostou, mas tentou, não arriscou, mas irá fazê-lo noutra ocasião. Perdoe-se carinhosamente, pois só assim estará pronto para iniciar algo.
 
Para usufruir de mais saúde física e emocional, afaste-se de pessoas conflituosas que arrasam com os nossos sonhos, esperança, capacidade de luta e bom humor. É preferível ter pouca gente ao nosso redor, mas termos pessoas que amamos, que nos respeitam e que nos correspondem afetivamente e com respeito.
 
Dê-se a cada momento em que está na companhia certa.
 
Não tema ser alegre e feliz, pois são esses os alicerces para prosseguir e não lamente aquilo que não lhe correu como gostaria. Pelo contrário, na satisfação de uns momentos, encontre a motivação para melhorar outros.
 
Lembre-se de que a felicidade resume-se ao amor-próprio, ao amor que dedicamos aos outros, ter sempre algo para fazer e alguém por quem esperar.
 
Não espere que os outros valorizem o que faz e que opinem sobre o que não faz. Concentre-se em si, naqueles que ama, procure encontrar as suas respostas e viver de uma forma saudável. Respeite-se e respeite os demais, mas coloque-lhes limites: não os deixe entrar na sua vida sem a sua autorização e sem saber se são boas companhias, afinal, ser seletivo é uma arte, não um defeito.
 
Alimente-se bem, de forma equilibrada e com ingredientes saudáveis, pratique exercício físico, caminhe diariamente, cuide da sua aparência e procure sentir-se confortável com o que veste, pois só assim estará bem onde quer que vá e, seja você mesmo.
 
Agarre a vida com mais segurança, autoestima, autoconfiança e motivos para sorrir, você merece! E… não sofra com o pouco que lhe falta e goze o muito que tem.