Sociedade

Estudantes surdos apoiados por intérpretes de língua gestual portuguesa na UAlg

Devido à existência de cada vez mais estudantes com necessidades educativas especiais no Ensino Superior, teve lugar esta quarta-feira, na Universidade do Algarve, uma ação de (in)formação sobre alunos surdos, que contou com a participação de várias dezenas de professores.

PUB
A sessão organizada pelo Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE), contou com as intervenções do vice-reitor da UAlg, Saúl de Jesus, da coordenadora do GAENEE, Helena Martins, do professor de Educação Especial, Humberto Viegas, e da Intérprete de Língua Gestual Portuguesa, Inês Teixeira.
 
Na UAlg, o GAENEE foi criado em 2013, tendo sido identificados, desde então, vários estudantes com necessidades educativas especiais (NEE). Só neste ano letivo (2021/22) foram já identificados 99 estudantes, aos quais foi atribuído o estatuto de estudante com NEE.
 
Com o ingresso de vários estudantes surdos em cursos da UAlg, estes estudantes contam com o apoio de intérpretes de língua gestual portuguesa nas salas de aulas, contratados pela universidade.