Do outro lado, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, continua a ser o pior aeroporto português e encontra-se no final do ranking mundial, em 244º lugar, com 6,53 pontos.
O estudo foi desenvolvido pela AirHelp, serviço online que permite aos passageiros de companhias aéreas solicitar compensação por cancelamentos, atrasos ou overbookings de voos, que realiza um ranking anual designado AirHelp Score, onde são apresentadas as melhores companhias aéreas e os melhores aeroportos do mundo.
De acordo com comunicado enviado ao Algarve Primeiro, o estudo hoje apresentado a nível global, mostra que, em Portugal, e comparativamente a anos anteriores, existem algumas mudanças: o aeroporto de Faro passa para primeiro lugar; com o aeroporto do Porto a passar para terceiro lugar. O aeroporto de Lisboa, não apresenta alterações, e continua a ser apresentado como o pior aeroporto português, estando muito perto do final do ranking mundial.
Em segundo lugar, encontra-se o aeroporto da Madeira, na posição 201, com uma pontuação global de 7,18. Em terceiro lugar surge, por fim, o aeroporto do Porto, na 205ª posição, com uma queda significativa face a 2024, onde estava no 117º lugar.
Esta alteração é justificada por uma queda geral nos vários parâmetros de avaliação: na pontualidade passa de 7,30 para 6,90; na consideração dos clientes passa de 8,20 para 7,80 e na restauração e lojas passa de 7,90 para 7,0. A pontuação final é de 7,13.
Já o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, continua a ser o pior aeroporto português, apesar de ter melhorado a sua pontualidade (de 5,80 para 6,10). Está em 244ª lugar num total de 250 aeroportos analisados, encontrando-se no fim do ranking global da AirHelp com uma classificação de 6,53 (6,10 na pontualidade; 7,20 na consideração dos clientes e 7,20 na qualidade da sua área de restauração e lojas), regista o comunicado.